A educação rural é parte integrante do desenvolvimento rural e apóia-se em diretrizes fundamentais que a caracterizam:
- Participação da comunidade. Esta deverá ser da seguinte forma:
Orgânica: desenvolvida pelos organizações de base da comunidade, ou apoiando sua organização.
Permanente: a comunidade deverá se fazer presente ao longo do processo constitutivo.
Democrática: reconhecer o direito de todos de participar num plano de igualdade.
- Desenvolvimento de sua consciência (reflexão). A ação educativa deverá:
Partir dos níveis de consciência já existentes na comunidade.
Proporcionar uma metodologia de análise.
Disponibilizar, para a comunidade, a informação necessária para que ela possa conhecer a interrelação que existe entre sua realidade particular e um contexto social maior.
- Vinculação com a atividade econômica e social (ação). A ação educativa deverá:
Estar fundamentada na experiência direta de trabalho.
Proporcionar elementos para o desenvolvimento de uma tecnologia adequada, valorizando as práticas sociais existentes na comunidade.
Diagnóstico Participativo
É um processo de obtenção, sistematização e análise das informações que configuram a situação problemática e o ponto de partida para formular um plano de ação com vistas a superar tal situação. Todo este processo é vivenciado pela comunidade na perspectiva de desenvolver uma consciência crítica, uma percepção mais clara e objetiva dos problemas sociais, econômicos e culturais e um nível de respostas autônomo da comunidade para superar a situação em que se encontra.
Características do Diagnóstico Participativo:
- Relação sujeito-objeto: ambos, comunidade e técnicos não objetivam uma situação da realidade existencial.
- Objetivo: elevar a capacidade crítica, o nível de consciência e o nível de resposta da própria comunidade.
- Método: utilização de instrumentos que procurem estabelecer um diálogo na comunidade, promovendo sua livre expressão, elaborados pela comunidade e técnicos.
- Utilidade: cabe à comunidade elaborar um programa de ação.
Redação Ambiente Brasil