Características e Princípios do Planejamento Rural

 

 

O planejamento é uma atividade inerente à humanidade. Em maior ou menor grau, todos planejam suas atividades individuais ou em grupos. O problema está em que, por não ser sempre uma atividade racionalmente organizada, nem sempre se atingem plenamente os objetivos propostos. Segundo FRIEDMAN, 1960, “o planejamento é uma atividade pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificados”. Partindo dessa definição de planejamento, deduz-se que o processo tem uma série de etapas a serem seguidas e alguns objetivos a serem alcançados.

No planejamento, deve-se ter em conta sua:

  • Viabilidade Econômica: que diz respeito aos custos e receitas envolvidos no projeto, às condições de financiamento, à capacidade de pagamento, etc.
  • ViabilidadeTécnica: isto é, o planejamento deve ser compatível com a disponibilidade de matéria-prima, de equipamentos, de know-how, de pessoal especializado etc.
  • Viabilidade Política e Institucional:  isto é, deve-se considerar a situação legal, a aceitabilidade do plano pelos responsáveis por sua execução e pelos que serão atingidos pelo processo.

Com informações positivas e negativas do mercado o produtor rural deve se preparar da melhor forma possível, e deve recorrer aos princípios básicos da Administração aplicados ao agronegócio.

 

Veja abaixo a pirâmide do planejamento estratégico rural e entenda como aplicar no seu Planejamento Rural.

 

.

A base da pirâmide do planejamento estratégico para fazendas (Operacional) – o dia-a-dia do seu planejamento rural.

Nessa fase o produtor deve pensar nos principais pontos do dia a dia de trabalho. Mapear quais processo são importantes e padronizar sua aplicação, se possível elaborar uma cartilha com linguagem simples e direta, utilizando muitas imagens e gráficos. Cada trabalhador tem uma forma de realizar determinada atividade, mas cabe ao produtor rural ter qual o padrão mínimo exigido por ele, assim alinhando as expectativas.

Para atividades de gestão você também deve criar cronogramas de atividades a curto prazo, se reunir com toda a equipe e compartilhar as metas.

O meio da pirâmide do planejamento estratégico para fazendas (Tático) entenda como aplicar no seu planejamento rural.

Nessa etapa você deve deixar claro quais os principais relatórios e o formato desses relatórios para cada diretoria da sua fazenda. Mesmo propriedades menores devem dividir sua gestão nas principais áreas tais como:

-Comercial
-Atendimento
-Financeira
-Produção
-Almoxarifado/Logística
-Manutenção
-Administração

 Dessa forma estabelecer quais os processos e melhores práticas para gestão do departamento.

O topo da pirâmide do planejamento estratégico para fazendas (Estratégico) – O início do seu planejamento rural.

Você pode ter pensado – “Mas porque o passo 1 é a base da pirâmide?” – Pois bem esse trabalho de parar, pensar, colher informações e experiências do que deu e não deu certo até aqui é o topo da pirâmide. Você deve parar se reunir com a equipe e colher frutos dos acertos e ter lições aprendidas com os erros, evoluindo em conjunto com sua equipe.

 

 

 

Fontes:
www.brazsoft.com.br;
Redação Ambiente Brasil