Elaboração de Projetos Rurais

O meio rural sempre viveu grandes transformações em sua dinâmica produtiva e social. Em maior ou menor escala, essas transformações têm sido devidas a intervenções mais ou menos planejadas por agentes que estavam, de alguma forma, vinculados a esse universo denominado rural.

Em suma, falar de desenvolvimento rural significa promover uma ação que vise melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nesse meio, incorporando as preocupações relativas ao cultural, ao social, ao econômico e ao ambiental. Portanto, um projeto de desenvolvimento rural refere-se a um conjunto de ações articuladas entre si e dirigidas conscientemente por diversos atores sociais para produzir uma intervenção positiva em uma determinada realidade rural. Em situação de escassez de recursos e de tempo, um projeto deve procurar otimizar o uso de tais limitantes.

Podemos dizer que o projeto é o conjunto de antecedentes que permite estimar as vantagens e desvantagens econômicas que derivam do fato de se haverem designado certos recursos para a produção de determinados bens e serviços.

Os projetos são de caráter específicos, verdadeiros instrumentos de inversão com o propósito de produzir bens e serviços através de criação, ampliação ou aperfeiçoamento de unidades produtoras. Os dados e as informações são apresentados de forma a possibilitar o uso de métodos de análise econômica.

Na elaboração de projetos, devem ser realizadas estimativas de custo de produção, de demanda dos produtos, de preços de fatores e de produtos, de reações dos consumidores, de desenvolvimento da oferta desses mesmos produtos, de possíveis inovações técnicas, de variações nos gostos dos consumidores, etc. Desta forma, ao se considerar o custo de um projeto, devemos estimar uma certa margem com vistas a cobrir os riscos calculados.

Embora, na elaboração de projetos, não exista uma sequencia padrão previamente estabelecida, podemos considerar o processo como envolvendo as seguintes etapas:

  • Determinação de objetivos
  • Preparação de anteprojetos
  • Diagnóstico
  • Estudo e programações
  • Avaliações e redação.

A estrutura de um projeto consiste de uma série de etapas que devem res­ponder a determinadas perguntas-chave. Essas perguntas têm certo ordenamento e devem ser pertinentes e coerentes entre si. A conexão entre as partes requer que, quando se elabora um projeto, não é pertinente dividir tarefas para realizá-las de forma isolada e independente. Quando o projeto estiver concluído, suas diferentes partes devem demonstrar que se trata de um todo harmônico e consistente.

Muitas organizações têm seu próprio formato para a apresentação de projetos. Por vezes, existem conceitos e terminologias diferentes, mas, por via de regra, todos adotam um mesmo formato.

As perguntas-chave a serem respondidas em um projeto e sua correspondência com a estrutura do projeto podem ser visualizadas no quadro abaixo.

 

.

 

Redação Ambiente Brasil