Ambiente Unidades de Conservação

Estação Ecológica de Caracaraí

Atrativo de grande importância para o ecoturismo, pela oportunidade de observação da fauna e flora, localiza-se no município de Caracaraí, no baixo Rio Branco.

Envie para um amigo

Região: Norte

Estado: Roraima

Município: Caracaraí

Bioma: Floresta Amazônica

Área: 80.560 ha

Criação: Decreto 87222 (31/08/1982)

Unidade de Proteção Integral

Criada em 1982, pelo Decreto Lei 87.222, tem uma área de 80.560 hectares. Visitas somente com autorização do IBAMA - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.

Esta unidade foi criada para preservar bancos genéticos de fauna e flora, bem como os recursos hídricos ali existentes.O nome da Estação deve-se à sua proximidade com o município de mesmo nome. Caracaraí na língua indígena significa "pequeno gavião", o qual ocorria na região em grande quantidade.

O acesso é feito através da BR-174, de Boa Vista até Caracaraí, percorrendo-se aproximadamente 180 Km. Caracaraí fica  à 11 Km de distância da unidade. A vegetação característica é a mata de transição árvores altas (15 a 20 metros de altura) troncos finos, copas pouco desenvolvidas.

Há vários estratos, nos mais altos grande parte dos galhos perdem as folhas na estação seca. Uma das espécies que integra o estrato superior é a seringueira (Hevea brasiliensis). O desmatamento desordenado, a extração de madeira, a implementação de pastagem são usos conflitantes na unidade.

Ibama - www.ibama.gov.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.