Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

Pirenópolis - GO

Localizada no interior do estado de Goiás, incrustada à Serra dos Pireneus, a cidade de Pirenópolis foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1989. Além de contar com tradicionais festas folclóricas, a cidade goiana apresenta inúmeras opções para esportes de aventura e ecoturismo.

Envie para um amigo

Pirenópolis conta ainda com natureza exuberante, protegida por santuários de vida silvestre e enriquecida por rios e cachoeiras da região.

 

História e Cultura

Pelo último levantamento, residem em Pirenópolis pouco mais de 21 mil habitantes.

 

Clima

Tropical subúmido, com dois períodos bastante distintos. O primeiro é chuvoso e quente, e dura de outubro a março, enquanto o segundo é seco e frio, e começa em abril e termina em setembro.

No entanto, as temperaturas geralmente são amenas e agradáveis, com pequenas variações durante o ano.

 

Vegetação e relevo

Apresenta matas ciliares, matas semidecíduas, veredas e campos. Em sua maior parte, a vegetação é baixa, com árvores retorcidas. A região montanhosa sustenta o pitoresco e raro Cerrado Rupestre, sobre rochas.

Trata-se de uma região de montanha, já que está ligada à Serra dos Pirineus. Em Pirenópolis está localizado o Cerrado Rupestre, que fica sobre rochas.

 

Alimentação

Os restaurantes oferecem especialidades da região, como o Risoto do Cerrado, além das comidas tradicionais.

 

Hospedagem

Apesar de pequena, a cidade conta com variada rede de hospedagem. É possível instalar-se em hotéis e pousadas, campings ou até mesmo alugar casas para temporada.

 

Dicas gerais

É possível contatar guias locais através da Associação dos Condutores de Visitantes de Pirenópolis, que fica à Rua do Bonfim, s/n - Centro. O telefone é (62) 3331 3440. O site é www.atur.com.br/pirenopolis/acvp e email é acvp@atur.com.br .

 

Atrações

Atividades noturnas: O point da vida noturna é a Rua do Lazer, onde as pessoas costumam se encontram para conversar e se divertir, sentadas às mesas, que ficam dispostas nas calçadas.

Cachoeira do Abade: Situada na fazenda Cabaçais, tem quedas de água de quase 21 metros. Há camping e hospedagem rústica no local. O acesso é feito pela estrada dos Pireneus, com placas indicativas.

Cachoeira do Bonsucesso: É ideal aos praticantes de rapel, que tem 12 metros de queda. Há uma taxa simbólica na entrada, e o lugar também conta com restaurante self-service.

Cachoeiras Meia Lua e Fumaça: Ficam localizadas na Fazenda Meia Lua, a seis quilômetros da cidade, e no pé da Serra dos Pireneus. O acesso é feito pela estrada dos Pireneus e, para visitação, deve-se procurar o camping Sombra da Mata, que fica nas pedreiras.

Fazenda Bonsucesso: A cinco quilômetros do centro, o local conta com seis cachoeiras com piscinas naturais. As mais visitadas são a Aladim, a Tamboril e a Azul. Para chegar à Cachoeira Azul, é necessário percorrer trilha de 1.500 metros, em que o bom condicionamento físico é fundamental.

Pedreiras: É considerado um ótimo local para caminhadas e é também onde ocorre a extração de pedras de Pirenópolis. Para se chegar às Pedreiras, deve-se pegar a estrada dos Pireneus.

Reserva Ecológica Vargem Grande: Apresenta duas cachoeiras - do Lázaro e de Santa Maria. Ambas formam um bonito espetáculo da natureza e são bastante procuradas por praticantes de trekking.

Serra dos Pirineus: Com três picos, sendo o mais alto a 1.385 metros de altitude, a Serra dos Pireneus serve de palco para aventuras de trekking e escalada. Existem sete trilhas ecológicas para caminhada.

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.