Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

Anitápolis - SC

Situada a 600 metros do nível do mar, Anitápolis está na Grande Florianópolis, região do Vale do Braço do Norte. Por ser uma cidade cercada de montanhas e matas, oferece uma variedade de atividades. A mesma topografia acidentada que dificultou o seu povoamento no passado, hoje atrai esportistas do montanhismo do Brasil inteiro. Uma gama de opções culturais e a tranqüilidade fazem com que este lugar seja procurado por aventureiros e amantes de esportes de natureza durante todo o ano.

Envie para um amigo

História e Cultura

Anitápolis teve colonização alemã. Preserva ainda hoje, em suas casas, a herança cultural de seu passado. Para quem quer descobrir o lado antigo da cidade, visite as localidades de Rio Branco e Rio Alfa, onde localizam-se as grutas de Nossa Senhora de Aparecida e de São Benedito. - A economia de Anitápolis continua assentada na agricultura, atividade original desenvolvida pelos colonizadores alemães e que é responsável pela subsistência de 80% da população.

 

Clima

Mesotérmico úmido. Ocorrem geadas no inverno, e a temperatura costuma variar entre 15 ºC e 25ºC.

 

Vegetação e relevo

Mata Atlântica e algumas vegetações secundárias.

O terreno é acidentado, há superfícies planas e onduladas. A cidade é banhada pela bacia do Rio Braço do Norte.

 

Alimentação

Há restaurantes, comércios e diversos outros serviços, com um atendimento de qualidade.

 

Hospedagem

Apesar de pouco desenvolvida, a infra-estrutura de Anitápolis oferece algumas opções de hospedagem.

 

Dicas grais

Saiba sempre quem são os profissionais da região envolvidos no esporte que você procura. Eles saberão recomendar ou prestar todo o suporte necessário para que sua viagem seja plenamente agradável.

 

Atrações

Cachoeira da Usina: É bastante conhecida porque fica próxima à antiga usina hidrelétrica e a 500 metros da sede municipal. Hoje, foi reformada e transformada num ponto de lazer. Dispõe de lanchonete, e tem várias piscinas naturais apropriadas ao banho.

Cachoeiras: O destaque são as cachoeiras dos rios Povoamento, da Prata, Maracujá, Branco e do Meio Serrinha, com boas opções visuais e de esportes como o rapel.

Jeepcross e MotoCross: As trilhas para estes esportes localizam-se principalmente nos bairros Bela Vista, Rio Perdido, Maracujá, São Domingos, Ladeia, Serrinha, Santo Antônio, Serra Garganta e Vermelho.

Serra Geral: A escalada na Serra Geral tem 25 quilômetros.

Trilha dos índios: Lugar de difícil acesso, merece ser conhecido e preservado. Trilha na mata: Trilha dos Índios, pico do Morro do Cinqüenta, Bela Vista, que leva esse nome pela deslumbrante visão panorâmica que se tem da Serra Geral. Por último, a Serra da Garganta, afastada 18 quilômetros do centro e famosa pelo combate que ali ocorreu durante a Revolução de 1930.

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.