Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Agropecuário

A Pesquisa e o Compromisso Social

Sobre o meio ambiente, exemplos como o manejo sustentável florestal, para a Região Norte, o manejo da caatinga, para a Região Nordeste, a recuperação de pastagens degradadas e o Projeto Silvânia, nos Cerrados e outras áreas, e o Zoneamento Agrícola em regiões e estados da federação são marcos significativos.

Envie para um amigo

 

 

 

Aos 30 anos de existência, atingimos a plena maturidade, com a consolidação de uma instituição desenhada para acordar o Brasil, demonstrando que o potencial produtivo agrícola nacional é viável.

Nas últimas três décadas, o país consolidou-se como um dos mais importantes produtores mundiais de soja, milho, leite, carne, laranja, aves, suínos, entre vários outros produtos. Destaca-se também a grande economia de fertilizantes nitrogenados resultante da utilização de bactérias fixadoras de nitrogênio em toda a área plantada com soja no país.

Importantes também foram as centenas de cultivares e híbridos de milho, feijão phaseolus e vigna, algodão, mandioca, tomate, cenoura, maçã, pêssego, trigo, arroz, frutas tropicais, entre outros, disponibilizadas aos agricultores de todo o Brasil. Assim como foram fundamentais o avanço da genética e as boas práticas de manejo do solo e das pragas, da mecanização, da irrigação, do armazenamento e do transporte.

q

Sobre o meio ambiente, exemplos como o manejo sustentável florestal, para a Região Norte, o manejo da caatinga, para a Região Nordeste, a recuperação de pastagens degradadas e o Projeto Silvânia, nos Cerrados e outras áreas, e o Zoneamento Agrícola em regiões e estados da federação são marcos significativos.

Neste período, outro aspecto relevante foi o avanço na área da biotecnologia. Atualmente, são dezenas de laboratórios especializados em cultura de tecidos, biologia molecular, modificação de plantas, clonagem animal, genômica e bioinformática que geram conhecimentos estratégicos para todos os recantos do país.

Temos ainda um grande caminho a percorrer. Torna-se, hoje, evidente que um esforço adicional deve ser incluído às nossas atividades: colaborar com a inserção duradoura no processo de desenvolvimento socioeconômico dos agricultores de base familiar, indígenas e das milhares de famílias assentadas da reforma agrária.

De que forma faremos isso? A primeira é disponibilizar ao máximo todas essas tecnologias que estão prontas e não estão sendo utilizadas, e que podem ser absorvidas prontamente pelo sistema de produção de natureza familiar. Nesse processo, faremos algumas ações agressivas começando pela região do semi-árido, identificada como extremamente carente, não só em termos de produção agropecuária como em termos sociais.

A segunda etapa é adotarmos um novo método de trabalho com os agricultores familiares. Eles serão os experimentadores nos casos que houver necessidade de nova geração de tecnologia, principalmente nos sistemas agroecológicos, onde iremos atuar mais. Esse trabalho tem que ser feito na base, de maneira organizada.

Temos que contribuir para o desenvolvimento de comunidades rurais que precisam de tecnologia de produção agropecuária e de agregação de valor aos seus produtos, de conhecimentos técnicos, de conservação dos recursos naturais, enfim, de pesquisas que atendam os seus anseios e que garantam a sua sustentabilidade.

Finalmente, precisamos construir arranjos institucionais que resolvam questões de infra-estrutura, crédito, capacitação profissional, gestão, entre outros, para que os resultados gerados e transferidos pela Embrapa produzam os efeitos desejados.

A Embrapa deste milênio deverá ser uma empresa cidadã, com controle social, e voltada para atender os mais diversos grupos de agricultores que compõem o nosso meio rural.

 

Clayton Campanhola - Diretor Presidente da Embrapa



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Agropecuário Açai Acerola Agricultura Agroecologia Agroflorestais Agropecuária Agropecuárias Agrotóxicos Água Alimentação Alimentos Orgânicos Ambientais Ambiental Animais Animal Orgânico Área de Preservação Assentamento Atividades econômicas Autossuficiência Avaliação Benefícios Bibliografia Biodinâmica Biodiversidade Biologia do Solo Biológicas Biorremediação Braquiárias Brasil Café Camu-Camu CAR Características Caramujo Censo Agropecuário Cerca Ecológicas Certificação de Produtos Ciclo do Carbono Clima Cobertura do solo Como Fazer Comprimento da rampa Conceito Conservação Conservação Ambiental Consumo Contaminação Contaminação ambiental Controle Controle Ambiental Controle de praga Convencional Corte Crescimento Econômico Critérios Cultura Cupim Dano e efeitos ambientais DDT Declive Definição Dejetos Desertificação Dessalinização Desvantagens Dificuldades Dioxina Doenças Ecologia Educação Energia Alternativa Erosão Estratégico Estrutura Estrutura Fundiária EXemplos Exploração Extensão Extinção Fatores Feijão Fertilização Fertilizantes Físicas Fitoterápico Florestal Florestas Fontes Energéticas Frutas Nativas Gado de corte Grãos Hidropônico História Impactos Ambientais Indicadores Inseticidas Legislação Lodo Mandioca Manejo Manejo Sustentável Mata Atlântica Matéria Orgânica Medicina Meio Ambiente Migratória Monitoramento Mosca-dos-chifres Natural Nitrogênio Nutrientes Objetivos Ondas do mar Operacional Orgânico Pantanal Particulados Pastagem Pecuária Perda de solo Perigos Permacultura Pesquisa Científica Pimenta Planejamento Planta medicinal Planta Tóxicas Plantas Política Polpa congelada Práticas Conservacionistas Princípios Problemas ecológicos Procedimento Procedimentos Proibidos Produção Produtividade Produtos Programas Projetos Propriedade do solo Proteção Qualidade Nutricional Queimada Químicas Reciclagem Recuperação Ambiental Recursos Naturais Reflorestamento Regiões Requisitos Reserva Legal Rios Riscos à saúde Roraima Rural Saúde Selos Sistema Educativo Situação Soja Solos Suinocultura Tático Técnicas Tecnologia Tipos de Agricultura Topografia Tradicional Transporte Tratamento Tratamento de Efluentes Urbano Uso de terras Uso do Solo Usos Vantagens Velocidade Veneno Vento

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.