
Agricultura



Histórico da Agricultura Brasileira
A grande transformação da agricultura brasileira se deu com o processo de modernização, nos anos 60 e 70, caracterizado como excludente e parcial, por ter gerado um modelo dual de produção, situação refletida na atualidade do mundo rural brasileiro e com perspectivas de agravamento diante do processo de globalização.


Agricultura Tradicional e Agroecologia
A agricultura convencional prioriza a monocultura e grandes extensões de plantações, causando desequilíbrios ecológicos graves, abusando do uso de insumos e agrotóxicos, causando degradação do solo e dos recursos hídricos, e desmatamentos. Além disso, emprega pouca mão de obra, pois utiliza muito maquinário.
Os sistemas agroecológicos de produção são, portanto, conservadores dos recursos naturais renováveis e econômico no uso de recursos naturais não renováveis como o petróleo, potássio, fósforo, e outros elementos. Esses fatores contribuem para que o balanço energético seja positivo, ao contrário do que ocorre na agricultura convencional.

Tipos de Agricultura
O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos de todo o mundo. Por suas dimensões continentais e climas variados, o país consegue produzir uma quantidade elevada de alimentos, com destaque para produtos como a soja, o milho, café, trigo, dentre outros, onde além das culturas, os métodos de produção ou desenvolvimento da agricultura, também variam.



