Ando com o meu Amigo na linha

Seja amigo do seu melhor amigo

Em Curitiba o grande número de pessoas com cães nos parques, praças e vias públicas têm causado problemas com a segurança de quem circula nestes locais. Além disso, as fezes geradas por animais de estimação têm trazido problemas para a limpeza da cidade e o bem estar da população.

Por isso entrarão em vigor, em 15 de Julho de 2001, normas para controlar estas situações.

Agora só com guia e coleira

De agora em diante todos os cães, não importa a raça ou porte, só poderão passear na companhia de seus donos nos parques, praças e vias públicas com o uso de coleira e guia.

q

Raças Perigosas

Os cães das raças consideradas perigosas: Mastin Napolitano, American Stafforshire, Pastor Alemão, Bull Terrier, Rottweiler, Pitbull, Fila Brasileiro e Doberman, ou que pesem mais de 20kg, além de coleira e guia também deverão usar focinheira (Decreto 642/01). Os proprietários deverão ser responsáveis pela coleta das fezes (Decreto 643/01) – Lei Municipal 9493/99.

Os infratores estão sujeitos a advertência verbal, notificação por escrito, multa de R$ 560, apreensão do cão e detenção do proprietário ou responsável.

q

Cidade mais limpa

As pessoas que freqüentam nossos parques, bosques, praças e vias públicas com seus animais de estimação, daqui para frente serão responsáveis pela limpeza, remoção e destino adequado das fezes geradas pelos seus animais.

Este cuidado vai ajudar a manter a cidade mais limpa e higienizada.

Pelo decreto 643/01 da Lei Municipal 7833/91, os infratores estão sujeitos à advertência verbal, notificação por escrito, multa de R$ 150 e demais sanções legais.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba