Parque Nacional da Serra da Bocaina

Região: Sudeste

Estado: São Paulo e Rio de Janeiro

Município: Areias, Cunha, São José do Barreiro e Ubatuba; Parati

Bioma: Floresta Atlântica

Área: 131.868 ha

Criação: Decreto 49.874 (01/11/1974)

Unidade de Proteção Integral

A serra se debruça no Oceano Atlântico, formando magníficos despenhadeiros e grotões. Sua altitude pode variar desde o nível do mar até 2.132 metros, que é o pico culminante do parque, o Pico da Boa Vista. Do cume das montanhas, vislumbra-se a Baía da Ilha Grande e o Vale do Paraíba. A Cachoeira de Santo Isidoro  tem uma queda de 80 metros, sendo um dos maiores destaques do parque.

A vegetação do parque é dominada pela Floresta Atlântica, em que se encontram ocorre o pinheiro-bravo, o óleo-vermelho, o cedro, o açoita-cavalo, o óleo-pardo, o murici, baguaçus, a canela e várias espécies de bromélias, entre outras.

A fauna é muito rica, com exemplares variados: macaco-prego, sagüi, mono-carvoeiro, ouriço-cacheiro, cuiú-cuiú, preguiça, veado, anta, e muitas aves, com destaque para a harpia, o gavião-pega-macaco, o gavião-de-penacho, a jacutinga, o tucano-de-bico-preto e o macuco.

O acesso ao parque pode ser feito a partir de São Paulo ou Rio de Janeiro, pela via Dutra até Queluz, depois SP-066 até Areias. Ao chegar em São José do Barreiro percorrem-se mais 27 km por estrada de terra. O parque não dispõe de infra-estrutura para visitantes, no local há uma rampa de asa delta e algumas trilhas, entre elas as que levam a cachoeira de Santo Isidoro.

Ibama – www.ibama.gov.br