Ambiente Unidades de Conservação

Parque Nacional do Caparaó

O parque está localizado nos municípios de Alto Caparaó e Espera Feliz, no sudeste de Minas Gerais e Iúna, Alegre, Dores do Rio Preto e Divino de São Lourenço, no sudeste do Espírito Santo.

Envie para um amigo

Região: Sudeste

Estado: Minas Gerais e Espírito Santo

Município: Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz; Iúna, Alegre, Dores do Rio Preto e Divino de São Lourenço

Bioma: Floresta Atlântica

Área: 26.200 ha

Criação: Decreto 50.646 (24/05/1961)

Unidade de Proteção Integral

 

Sua maior atração é o Pico da Bandeira, o 3º mais alto do país, com 2.889 metros de altitude.

Sua vegetação é exuberante, abrangendo a Floresta Atlântica e campos rupestres, com representantes de quaresmeira,ipê amarelo, embaúba, canela e canjerana.

Sua fauna compõe-se de animais de pequeno, porte como gambás,tapeti,cachorro-do-mato,guaximim, gato-do-mato, onça-parda,jaguatirica,gavião-carijó e siriema.

Tem inúmeras cachoeiras, sendo a maior a Cachoeira Bonita, que mede 80 metros de altura. Picos como os da Bandeira, do Cristal e do Calçado e ainda com vales e mirantes, formam um conjunto irresistível para os adeptos do montanhismo. Campanhas para conscientizar os turistas e exploradores sobre a necessidade de conservação de uma das últimas áreas de Floresta Atlântica do Brasil são feitas insistentemente.

As temperaturas oscilam de 20ºC a -8ºC, por isso é necessário o uso de agasalhos para suportar o frio noturno. A Tronqueira, último ponto de acesso com carro, está a uma altitude de 1.970 metros.

O parque tem um hotel próximo à sede, centro de visitantes, trilhas e um camping que tem vista panorâmica abrangendo todo o Vale do Caparaó.

O acesso ao parque é feito pela rodovia BR-262, que liga Belo Horizonte a Vitória. A cidade mais próxima é Manhumirim, a 27 km.

Ibama - www.ibama.gov.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.