A Gerência ou Gestão de Riscos é a arte ou a função que visa a proteção dos recursos humanos, materiais, ambientais e financeiros de uma empresa, quer através da eliminação ou redução dos seus riscos, quer através do financiamento dos riscos remanescentes, conforme seja economicamente mais viável.
O conteúdo específico e os processos básicos do Plano Gerenciamento/Gestão de Riscos – PGR são os mostrados logo abaixo:
Identificação de Riscos
A identificação de Riscos é, indubitavelmente, a mais importante das responsabilidades do PGR. É o processo através do qual, contínua e sistematicamente, são identificadas perdas potenciais (a pessoas, à propriedade e por responsabilidade da empresa), ou seja, situações de risco de acidentes que podem afetar a organização. Para cumprir melhor esta tarefa, o gerente de riscos, antes de tudo, deve obter informações que lhe permitam conhecer em profundidade a empresa.
Principais metodologias de Identificação de Riscos:
- Checklists e Roteiros
- Inspeção de Segurança
- Investigação de Acidentes
- Fluxogramas
Avaliação de Riscos
Prevenção (Eliminação e Redução); Financiamento (Retenção/auto-adoção, auto-seguro) e Transferência (Sem seguro, através de seguro)
- AAF – Análise de Árvores de Falhas
- Análise de Árvores de Causa
- Série de Perigos
- APP – Análise Preliminar de Perigos
- AMFE – Análise de Modos de Falha e Efeito
- Técnica de Incidentes Críticos
- HAZOP – Análise de Operabilidade de Risco
Controle de Danos
Programa para identificar, registrar e investigar todos os acidentes com danos à propriedade e determinar o seu custo para e empresa. todas estas medidas deverão ser seguidas de ações preventiva
Redação Ambiente Brasil