Responsabilidade sobre geração de resíduos

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Uma das questões mais problemáticas enfrentadas pela sociedade atualmente, é a destinação dos resíduos gerados pelo consumo, o que comumente chamamos de lixo. Estatísticas indicam que, em média, uma pessoa gera diariamente cerca de 800 gramas de lixo. Mas para percebermos isto, basta analisarmos a nós mesmos: papéis, alimentos, embalagens, pilhas, pneus e tantos outros exemplos de produtos que consumimos.

O turismo, pela riqueza de sua atividade e movimento, apresenta muitas variáveis que vêm sendo discutidas como forma de proporcionar a melhoria da condição social e econômica, sendo uma das atividades que mais movimenta recursos em termos globais, a nível de comparação, por exemplo, com o agronegócio e armamentos (leia-se a indústria da guerra).

Os impactos ambientais gerados pelo turismo, em que pese toda a sua importância para a economia, encontra de forma cada vez mais contundente, espaço para discussão e debate. O objetivo principal destes estudos, levam a necessidade de partir para a ação, para chegar no resultado de uma equação complexa: a sustentabilidade do turismo.

Cidades que têm no turismo a grande força de sua economia, chegam a triplicar a sua população em épocas de alta temporada. E a produção de lixo, conseqüentemente, aumenta na mesma proporção.

Em relação a ação, sobre este fato, vem justamente do setor hoteleiro um bom exemplo a ser seguido. Trata-se do Programa de Redução de Lixo do Hotel Bühler, localizado na região serrana do Rio de Janeiro. A descrição deste trabalho foi recentemente editada pela editora SENAC, com o título de “Lixo Mínimo – Uma proposta ecológica para hotelaria”, tendo como autora Silvia de Souza Costa. O livro, segundo a autora, “trata da necessidade de intensificar as iniciativas em favor da redução e do gerenciamento do lixo, como forma de abrandar o impacto do turismo sobre o meio ambiente”. Além disso, a publicação”traz a descrição dos diversos tipos de lixo, as formas adequadas de armazenamento e reaproveitamento de materiais”.

O ponto mais importante desta proposta, além dos resultados já alcançados, dizem respeito à mudança de comportamento através do aprendizado, tanto por parte do quadro funcional do hotel, quanto em relação aos seus hóspedes, que se tornam aliados indispensáveis ao sucesso desta ação, já que sem eles o empreendimento não sobreviveria. Detalhes da implantação do projeto são relatados, de forma a tornar perceptível a dificuldade existente em atrelar todos os “atores” a um objetivo comum, sem deixar de contemplar a relação tradicional da atividade turística. Mas demonstra também ser possível a prática da sustentabilidade, quando da aquisição de hábitos, que vão desde o reaproveitamento de equipamentos, a descompostagem, a parceria com empresas recicladoras e a mudança de comportamento na hora da compra.

É importante para todos nós pararmos e refletirmos sobre a questão do lixo, para chegarmos ao entendimento de que, afinal, somos responsáveis pelos resíduos que geramos. E nada melhor do que fazermos a nossa parte primeiro, para cobrarmos atitudes depois, do vizinho e do poder público.

Fonte: Alexandre Braun de Vargas