Programa InfoTrilhas

O InfoTrilhas é um programa de monitoramento voluntário, concebido para gerar informações atualizadas a partir de usuários cadastrados, sobre as trilhas em uso nas diversas unidades de conservação. 

Como funciona o programa e são gerados os boletins:

Escaladores, excursionistas, montanhistas, guias de ecoturismo, guias de montanhas, usuários, funcionários de parques, membros de ONGs, associações e outros se cadastram.

Os usuários cadastrados, ao percorrerem uma trilha ou via de escalada:

– Observam erosão das vias de acesso,

– O comprometimento da flora e fauna, lixo,

– Acidentes com usuários (não esquecer de preencher o Relatório de Acidentes na Montanha),

– Registram demais dados que sejam relevantes por afetarem diretamente a conservação das mesmas.

De posse destas informações, o usuário:

– Preenche o Formulário disponível no site ou, 

– Se for de sua conveniência, envia por mail, carta ou telefone ao Núcleo InfoTrilhas de sua região (cargo assumido voluntariamente).

O Núcleo Infotrilhas é o representante do programa na área de escolha do voluntário responsável por ele. Seu trabalho é:

– Divulgar o programa para montanhistas, excursionistas, ecoturistas e demais usuários da região.

– Fazer contatos e preparar parcerias com as administrações das unidades de conservação, ONGs, clubes de montanhistas, etc.

– Eventualmente gerenciar os informes recebidos, prestar ou indicar esclarecimentos pedidos e elaborar relatórios para o site se necessário.

– Estes voluntários responsáveis pelos Núcleos, junto com consultores voluntários, formam um grupo de trabalho (o GT infotrilhas), que se encarregam de administrar o programa, adequando-o às necessidades e mantendo-o nos limites propostos.

OBS: Os informes são divulgados no site oficial do programa e nos sites parceiros. estando os informes à disposição das administrações das unidades de conservação, clubes de montanha, associações, ongs e pessoas físicas.

O responsável pelo núcleo:

– Faz um apanhado dos informes,

– Consulta a administração da Unidade de conservação onde se localiza o seu setor,

– Inicia a coordenação de voluntários e ongs, para a elaboração de propostas de manejo de trilha (monitoramento, conservação e manutenção).

A Central InfoTrilhas:

– Coordena o programa com o GT Infotrilhas

– Atualiza o site

– Comunica às administrações dos parques, clubes excursionistas, e quem mais houver interesse que por sua vez se encarregam de divulgar o material recebido

Resultados esperados:

Educação ambiental permanente e conscientização para o excursionismo consciente.

Divulgar conhecimentos à montanhistas, excursionistas e demais visitantes sobre manejo, conservação e manutenção de trilhas.

Criar grupos voluntários para obras de recuperação e manutenção de trilhas.

Sensibilizar pesquisadores para acompanhamento acadêmico das iniciativas.

Contribuir para a diminuição do impacto e racionalização dos trabalhos de conservação e manutenção das administrações das UCs.

Disponibilizar o material gerado para subsidiar as administrações, ongs, clubes, etc, em estudos de impacto e visitação além de otimizar mutirões de limpeza, recuperação e reflorestamento entre outros. 

O programa é permanentemente aberto a novas contribuições, adequações e discussões.

Ambiente Brasil