ISO 14.010

Introdução            

A Norma Internacional ISO 14.010 pretende orientar organizações, auditores e seus clientes quanto aos princípios gerais comuns para a execução de auditorias ambientais. Ela oferece uma definição de auditoria ambiental e termos relacionados, bem como identifica os diferentes tipos de auditorias ambientais para os propósitos das Normas.

A 14.010 faz parte de uma série de normas relacionadas com auditoria ambiental:

ISO 14.010 Diretrizes para Auditoria Ambiental Princípios Gerais para Auditoria Ambiental
ISO 14.011/1 Diretrizes para Auditoria Ambiental Procedimentos de Auditoria – Parte 1: Auditoria de Sistemas de Gerenciamento Ambiental.
ISO 14.012 Diretrizes para Auditoria Ambiental Critério de Qualificação para Auditores Ambientais.

Escopo 

A Norma Internacional 14.010 oferece os princípios gerais de auditoria ambiental que são aplicáveis a todos os tipos de auditorias ambientais. Qualquer atividade definida como uma auditoria ambiental, de acordo com esta Norma, deverá satisfazer as recomendações fornecidas por esta Norma Internacional.

A 14.010 também identifica os diferentes tipos de auditorias ambientais, para as quais partes suplementares serão produzidas.

Definições

Para os propósitos da Norma 14.010, aplicam-se as seguintes definições:

Conclusão de Auditoria Julgamento ou opinião expressa por um auditor sobre o projeto da auditoria baseada no raciocínio que o auditor aplicou para as constatações de auditoria.
Critério de Auditoria

Políticas, práticas, procedimentos ou requerimentos contra os quais o auditor compara as evidências coligadas sobre a matéria objeto da auditoria.

Nota 1: O critério  inclui, mas  não está  limitado às  normas, diretrizes, objetivos, requerimentos específicos da organização, além dos requisitos legais e regulamentares.

Constatações de Auditoria

Resultado da avaliação das evidências coletadas pela Auditoria, comparadas com o critério de auditoria acordado.

Nota 2: As constatações fornecem a base para o relatório de auditoria.

Equipe de Auditoria Grupo de auditores, ou um único auditor, designado para realizar determinada auditoria. A equipe poderá incluir especialistas técnicos e auditores em fase de treinamento. Um dos auditores da equipe terá função de auditor líder.
Auditado  A organização a ser auditada.
Auditor  Indivíduo que realiza a auditoria ambiental, ou parte dela, que atende aos critérios especificados na norma ISO 14012.
Cliente A organização que contrata a auditoria. O cliente poderá ser o auditado ou qualquer outra organização que tenha direito contratual ou regulamentar de comissionar uma auditoria.
Aspectos Ambientais Componentes das atividades, produtos e serviços de uma organização, que podem interagir com o meio ambiente.
Auditoria Ambiental

Um processo de verificação e documentação para, objetivamente, obter e avaliar evidências que determinam aspectos ambientais especificados das atividades, eventos, condições e sistemas de gerenciamento, ou as informações a eles relacionadas, que apresentam conformidade ao critério de auditoria, comunicando-se os resultados deste processo ao cliente.

Requerimentos para uma Auditoria Ambiental              

Uma auditoria ambiental deverá enfocar objeto(s) claramente definido(s) e documentado(s).

A(s) parte(s) responsável(eis) pela definição do(s) tema(s) deverá(ão) estar também claramente definida(s) e documentada(s).

O auditor somente deverá comprometer-se com a auditoria se, depois de consultado o cliente, estiver convencido de que:

1.   Existem informações suficientes ou apropriadas sobre o objeto da auditoria.

2.   Existem recursos adequados para atender ao processo de auditoria.

3.   Existe adequada cooperação por parte do auditado.

Redação Ambiente Brasil