Ambiente Educação

Programa de Educação Ambiental da Unidade de Tratamento de Esgotos

Espera-se que, a partir da divulgação das informações relativas ao “ciclo da água” e das visitas às ETEs, o público alvo da Campanha vá formando uma nova consciência e passe a colaborar para a preservação e conservação dos recursos hídricos.

Envie para um amigo

 

 

q

O Projeto A Gota Borralheira foi concebido, entre outros objetivos, para criar uma identidade para o Programa de Educação Ambiental, da Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da SABESP. Criou-se uma personagem-âncora – A Gota Borralheira – que constará de todas as peças desenvolvidas, incluindo livro infantil, desenho animado, folhetos, maquetes, visitas monitoradas, cartilha, cartazes, peça teatral e outros materiais necessários às práticas de educação ambiental. O projeto tem como objetivo motivar a população a alterar seu comportamento e mudar seus hábitos por influência dos conceitos expostos. Espera-se que, a partir da divulgação e reflexão sobre informações relativas aos ciclos da água na natureza e do saneamento, das visitas monitoradas às estações de tratamento de esgotos, do lixo e das doenças de veiculação hídrica, o público-alvo do projeto mude seus valores, formando uma nova consciência, e passe a colaborar para a proteção e conservação dos recursos hídricos e do meio ambiente. Essa mudança poderá contribuir também para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Sabesp, aumentando o rendimento do sistema e reduzindo os custos do tratamento dos esgotos, contribuindo para a melhoria do processo do saneamento ambiental.

Objetivos 

O projeto tem como objetivo motivar a população a alterar seu comportamento por influência dos conceitos expostos. Espera-se que, a partir da divulgação e reflexão sobre informações relativas ao ciclo da água na natureza, do saneamento, do lixo (coleta seletiva e reciclagem) e doenças de veiculação hídrica, bem como abrir as portas para as visitas monitoradas às estações de tratamento de esgotos da Região Metropolitana de São Paulo, o público-alvo do projeto mude seus valores, formando uma nova consciência, e passe a colaborar para a proteção e conservação dos recursos hídricos. Essa mudança poderá contribuir também para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Sabesp, aumentando o rendimento do sistema e reduzindo os custos do tratamento dos esgotos.

METODOLOGIA APLICADA

O projeto atinge na sua maioria os alunos da rede escolar do ensino fundamental, através de palestras sobre o ciclo da água na natureza e do saneamento, lixo e doenças de veiculação hídrica. Conta também com material de apoio, como exemplo maquete móvel sobre o ciclo do saneamento, livro e desenho animado "A Gota Borralheira", e folhetos complementares. As informações prestadas e as atividades solicitadas aos professores em sala de aula, reforçam os objetivos de mudança de hábitos, comportamentos e paradigmas para a questão do uso racional da água, de que tratamento de esgotos é saúde e consequentemente a busca da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 

• Maio de 1998. A Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo iniciou um programa de educação ambiental com uma abordagem inédita: a importância do tratamento de esgotos, isto é, da água após o seu uso pela população.

• Outubro de 1998. Criação do projeto A Gota Borralheira, núcleo do programa. A personagem-âncora A Gota Borralheira está presente em todas as ferramentas do programa.

• Novembro de 1998. Realização do I Encontro de Educação Ambiental da Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da Sabesp.

• Dezembro de 1999. Editado o livro A Gota Borralheira, patrocinado pela Editora Saraiva.

• Abril de 2000. Assinado contrato de financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fehidro, no valor de R$ 120 mil para o projeto A Gota Borralheira.

• Maio de 2001 – Produção do desenho animado A Gota Borralheira, baseado no livro homônimo.

• Julho de 2001 – Desenho A Gota Borralheira é selecionado para participar da 9ª edição do Festival Anima Mundi – Festival Intern. de Cinema de Animação do Brasil.

• Outubro de 2001 – Produzido folheto Você Sabia – sobre o ciclo do saneamento

• Outubro de 2001 – Parceria Sabesp e Playcenter leva o projeto A Gota Borralheira aos frequentadores do maior parque de diversões urbano do Brasil.

• Novembro de 2001 – Projeto A Gota Borralheira é citado no Guia de Boa Cidadania Corporativa da revista Exame, edição 2001. O guia apresenta os projetos que se destacaram nas áreas social e ambiental durante o ano de 2001.

• Novembro de 2001 – Realizado curso de capacitação para formação de multiplicadores em Educação Ambiental, com recursos do Fehidro, para empregados da Sabesp.

• Novembro de 2001 – Confeccionada duas maquetes sobre o ciclo de saneamento que servem como ferramenta ao programa de educação ambiental.

• Novembro de 2001 – Desenho A Gota Borralheira é selecionado para participar do Festival de Cinema Infantil The Golden Elephant, na Índia.

• Fevereiro de 2002 – Desenho A Gota Borralheira é premiado no CONAC como Melhor Filme de Animação no VI Festival de Cine Infantil de Ciudad Guayana - Venezuela.

• Março de 2002 – Retomada a parceria Sabesp e Playcenter, levando o projeto aos frequentadores do parque.

RESULTADOS

VISITAS MONITORADAS

As visitas servem para a aplicação dos conceitos e práticas de educação ambiental. Em 2001 foram recebidas 4.246 pessoas nas Estações de Tratamento de Esgotos da Região Metropolitana de São Paulo. 

PALESTRAS

A Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos – AE atende solicitações de escolas e entidades para apresentação de palestras sobre o ciclo do saneamento com ênfase em tratamento de esgotos. Além da palestra é exibido o desenho animado A Gota Borralheira.. Em 2001 foram atendidas 21.558 pessoas, incluindo público de escolas de ensino fundamental e médio, universidades, comunidade e frequentadores do Playcenter. Durante os meses de outubro a dezembro a Sabesp firmou uma parceria com o Playcenter para apresentar o projeto A Gota Borralheira ao público do parque.

 

Fonte: SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) www.bvsde.paho.org



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Educação 60's 70's 80's 90's Acre Agenda 21 Agricultura Agronomia Água Alagoas Alimento Amapá Amazonas Ambientais Ambiental Ambiente Anos Aproveitamento de água Aquicultura Área de Preservação Arqueologia Arqueólogo Arquiteto Arquitetura Artigo Árvore Educacional Bahia Bibliografia Bibliotecas Biodiversidade Biologo Bioprocessos Biotecnologia Cadeia alimentar Calendário Capacitação Profissional Cartilha Cartografia Caule Ceará Ciências Ciências do mar Combate a pragas Comemorativas Consciência Consciência Ecológica Conservação Conservação Ambiental Consumidores Consumo Sustentável Cultura Data Datas Dengue Desenvolvimento Sustentável Desordenada Dinheiro Distrito Federal Diversidade Biológica Doenças Dúvidas Eclipse Ecologia Economia Ecosistema Educação Educação Ambiental Engenharia Escola Espírito Santo Estações do Ano Estado Fauna Feriado Festa Junina Financiamento Flor Florestal Florestas Foco do mosquito Fogos Fogueiras Folha Fotografia Frutas Nativas Fruto Geofísica Geografia Geologia Gerenciamento Ambiental Gestão ambiental Glossário Goiás História Impactos Ambientais Incorporação do EA Industrial Inserção de critérios ambientais e sociais Inserção Profissional Instituições Interespecíficos Internacional Intra-específicos Legislação Lei Ambiental Leitura Links Livros Madeira Madeireira Manacial Mato Grosso Meio Ambiente Meio-Ambiente Minas Gerais Mundo Núcleos O que é Oceanografia Pantanal Pará Paraíba Paraná Patrimônio Percepção Perguntas Pernambuco Pesca Piauí Políticas Ambientais Praia Prêmio Prêmio Ambiental Preservação Ambiental Preservação do Meio Ambiente Prevenção Profissionais Programa identificado como A3P Projetos Projetos ambientais Proteção Proteção ao meio-ambiente Qualidade Ambiental Qualidade da água Quimica Racismo Raíz Real Reciclagem Recursos Hídricos Recursos Naturais Responsabilidade Ambiental Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Riscos Ambientais Rondônia Roraima Rural Sanitária Santa Catarina São Paulo Satisfação Selos Sementes Sensibilização Sergipe Socio-ambiental Sustentabilidade Tecnologia Tecnólogo Textos Educativos Tocantins Tráfico de animais Tratamento de Efluentes Urbanização Uso Sustentável de Recursos Naturais Zona Costeira

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.