Programa de Educação Ambiental da Unidade de Tratamento de Esgotos

 

 

q

O Projeto A Gota Borralheira foi concebido, entre outros objetivos, para criar uma identidade para o Programa de Educação Ambiental, da Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da SABESP. Criou-se uma personagem-âncora – A Gota Borralheira – que constará de todas as peças desenvolvidas, incluindo livro infantil, desenho animado, folhetos, maquetes, visitas monitoradas, cartilha, cartazes, peça teatral e outros materiais necessários às práticas de educação ambiental. O projeto tem como objetivo motivar a população a alterar seu comportamento e mudar seus hábitos por influência dos conceitos expostos. Espera-se que, a partir da divulgação e reflexão sobre informações relativas aos ciclos da água na natureza e do saneamento, das visitas monitoradas às estações de tratamento de esgotos, do lixo e das doenças de veiculação hídrica, o público-alvo do projeto mude seus valores, formando uma nova consciência, e passe a colaborar para a proteção e conservação dos recursos hídricos e do meio ambiente. Essa mudança poderá contribuir também para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Sabesp, aumentando o rendimento do sistema e reduzindo os custos do tratamento dos esgotos, contribuindo para a melhoria do processo do saneamento ambiental.

Objetivos 

O projeto tem como objetivo motivar a população a alterar seu comportamento por influência dos conceitos expostos. Espera-se que, a partir da divulgação e reflexão sobre informações relativas ao ciclo da água na natureza, do saneamento, do lixo (coleta seletiva e reciclagem) e doenças de veiculação hídrica, bem como abrir as portas para as visitas monitoradas às estações de tratamento de esgotos da Região Metropolitana de São Paulo, o público-alvo do projeto mude seus valores, formando uma nova consciência, e passe a colaborar para a proteção e conservação dos recursos hídricos. Essa mudança poderá contribuir também para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Sabesp, aumentando o rendimento do sistema e reduzindo os custos do tratamento dos esgotos.

METODOLOGIA APLICADA

O projeto atinge na sua maioria os alunos da rede escolar do ensino fundamental, através de palestras sobre o ciclo da água na natureza e do saneamento, lixo e doenças de veiculação hídrica. Conta também com material de apoio, como exemplo maquete móvel sobre o ciclo do saneamento, livro e desenho animado “A Gota Borralheira”, e folhetos complementares. As informações prestadas e as atividades solicitadas aos professores em sala de aula, reforçam os objetivos de mudança de hábitos, comportamentos e paradigmas para a questão do uso racional da água, de que tratamento de esgotos é saúde e consequentemente a busca da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 

• Maio de 1998. A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo iniciou um programa de educação ambiental com uma abordagem inédita: a importância do tratamento de esgotos, isto é, da água após o seu uso pela população.

• Outubro de 1998. Criação do projeto A Gota Borralheira, núcleo do programa. A personagem-âncora A Gota Borralheira está presente em todas as ferramentas do programa.

• Novembro de 1998. Realização do I Encontro de Educação Ambiental da Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da Sabesp.

• Dezembro de 1999. Editado o livro A Gota Borralheira, patrocinado pela Editora Saraiva.

• Abril de 2000. Assinado contrato de financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fehidro, no valor de R$ 120 mil para o projeto A Gota Borralheira.

• Maio de 2001 – Produção do desenho animado A Gota Borralheira, baseado no livro homônimo.

• Julho de 2001 – Desenho A Gota Borralheira é selecionado para participar da 9ª edição do Festival Anima Mundi – Festival Intern. de Cinema de Animação do Brasil.

• Outubro de 2001 – Produzido folheto Você Sabia – sobre o ciclo do saneamento

• Outubro de 2001 – Parceria Sabesp e Playcenter leva o projeto A Gota Borralheira aos frequentadores do maior parque de diversões urbano do Brasil.

• Novembro de 2001 – Projeto A Gota Borralheira é citado no Guia de Boa Cidadania Corporativa da revista Exame, edição 2001. O guia apresenta os projetos que se destacaram nas áreas social e ambiental durante o ano de 2001.

• Novembro de 2001 – Realizado curso de capacitação para formação de multiplicadores em Educação Ambiental, com recursos do Fehidro, para empregados da Sabesp.

• Novembro de 2001 – Confeccionada duas maquetes sobre o ciclo de saneamento que servem como ferramenta ao programa de educação ambiental.

• Novembro de 2001 – Desenho A Gota Borralheira é selecionado para participar do Festival de Cinema Infantil The Golden Elephant, na Índia.

• Fevereiro de 2002 – Desenho A Gota Borralheira é premiado no CONAC como Melhor Filme de Animação no VI Festival de Cine Infantil de Ciudad Guayana – Venezuela.

• Março de 2002 – Retomada a parceria Sabesp e Playcenter, levando o projeto aos frequentadores do parque.

RESULTADOS

VISITAS MONITORADAS

As visitas servem para a aplicação dos conceitos e práticas de educação ambiental. Em 2001 foram recebidas 4.246 pessoas nas Estações de Tratamento de Esgotos da Região Metropolitana de São Paulo. 

PALESTRAS

A Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos – AE atende solicitações de escolas e entidades para apresentação de palestras sobre o ciclo do saneamento com ênfase em tratamento de esgotos. Além da palestra é exibido o desenho animado A Gota Borralheira.. Em 2001 foram atendidas 21.558 pessoas, incluindo público de escolas de ensino fundamental e médio, universidades, comunidade e frequentadores do Playcenter. Durante os meses de outubro a dezembro a Sabesp firmou uma parceria com o Playcenter para apresentar o projeto A Gota Borralheira ao público do parque.

 

Fonte: SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)
www.bvsde.paho.org