Prêmio Bayer Environmental Award for Media

 

O que é?

O Bayer Environmental Award for Media é um programa que vai selecionar dois jovens jornalistas brasileiros, autores de reportagens sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável em nível local. O objetivo do programa é incentivar o jornalismo ambiental, promovendo a maior cobertura de temas relacionados à proteção e conservação da biodiversidade, sistemas de gestão ambiental, gerenciamento de recursos naturais, entre outros.

Promovido pela Bayer, uma empresa global que atua nas áreas de Saúde, Agricultura, Química e Polímeros, o Bayer Environmental Award for Media acontece pela primeira vez no Brasil. O programa foi lançado no ano passado pela Bayer e reuniu, em sua primeira edição, participantes de vários países, entre eles: Austrália, Nova Zelândia, Filipinas, Indonésia, Cingapura, Tailândia, China e Índia.

Desenvolvimento Sustentável – É aquele que busca satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras para alcançar suas próprias necessidades (Comissão Mundial de Desenvolvimento e Meio Ambiente, 1987)

 

Objetivos

A Bayer entende que os jornalistas têm papel decisivo no aumento do grau de conscientização ambiental da população e que, por esse motivo, podem contribuir para a melhoria da qualidade ambiental no nosso planeta.

Sendo assim, destacam-se três pontos fundamentais no Bayer Environmental Award for Media

1) Identificar, em diversas partes do mundo, profissionais de comunicação que desenvolvam trabalhos jornalísticos voltados para a promoção da proteção e da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

2) Promover o intercâmbio e a troca de experiências na área de comunicação ambiental entre jornalistas de diversos países. 

3) Incentivar os profissionais de comunicação a desenvolver trabalhos jornalísticos voltados para temas ligados ao desenvolvimento sustentável e que promovam a conscientização ambiental em seus países.

 

A Seleção

As reportagens serão avaliadas por um júri formado por especialistas em meio ambiente, ciência e jornalismo. Para a escolha dos vencedores serão levados em consideração:

1. Impacto da reportagem na opinião pública e na política local.

2. Originalidade da reportagem.

3. Qualidade da pesquisa.

4. Qualidade do texto.

 

Premiação

Os dois jornalistas vencedores do Bayer Environmental Award for Media vão participar de uma viagem à Alemanha, com todas as despesas pagas. Durante o período, além de apresentar o seu trabalho, em idioma inglês, num encontro internacional, os jornalistas vencedores visitarão a sede da Bayer S.A., conhecerão institutos ambientais, estudarão políticas e procedimentos de proteção ambiental e, principalmente, terão a oportunidade de trocar experiências com jornalistas de outros países engajados em projetos ambientais voltados para a proteção e preservação ambiental.

 

 

Parceria

CRIA – Centro de Referência em Informação Ambiental.

No Brasil, o Bayer Environmental Award of Media tem o apoio do CRIA – Centro de Referência em Informação Ambiental, uma associação civil sem fins lucrativos. Localizado em Campinas, interior do estado de São Paulo, esta ONG – Organização Não-Governamental é hoje referência na área de informação biológica, de interesse industrial e ambiental. Uma sociedade sustentável pressupõe uma sociedade informada, na qual os vários segmentos produzem e têm acesso à informação qualificada, utilizando-a nos processos de formulação e decisão política. Baseada nessa premissa, o CRIA tem por objetivo disseminar o conhecimento científico, tecnológico e cultural e promover a educação, contribuindo diretamente para a conservação e utilização racional da biodiversidade no Brasil.

 

Apoio Institucional

PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

O programa BEAM – Bayer Bayer Environmental Award for Media tem o apoio institucional do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP – United Nations Environment Programme). Em 2004, o Grupo Bayer da Alemanha tornou-se a primeira empresa a fazer um acordo global com o PNUMA para a promoção de projetos ambientais para jovens. Através deste acordo, a Bayer e o PNUMA vão atuar em conjunto na promoção de projetos ambientais inicialmente por um período de três anos. 

Criado na Conferência de Estocolmo, em 1972, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é o principal órgão ambiental do Sistema Nações Unidas e se incumbe de catalisar as ações internacional e nacional para a proteção do meio ambiente no contexto do desenvolvimento sustentável.

A missão do PNUMA é prover liderança e encorajar parcerias no cuidado ao ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a aumentar sua qualidade de vida sem comprometer a das futuras gerações. Ao longo de seus 32 anos de existência, o PNUMA apoiou o desenvolvimento de legislação, políticas e instrumentos de gestão e capacitação para cumprir seu mandato e promoveu a formulação de conceitos e regimes internacionais que permitiram um melhor entendimento e aplicação do desenvolvimento sustentável e da proteção ambiental.

Poderão participar do Bayer Environmental Award for Media profissionais da imprensa que tenham até 30 anos, completados até o dia 27 de agosto de 2004, sejam fluentes na língua inglesa e tenham produzido reportagem (ns) cujo tema central seja meio ambiente e desenvolvimento sustentável em nível local. É necessário que as reportagens tenham sido publicadas em jornais e/ou revistas, impressas e/ou on-line, no período de 27 de agosto de 2002 a 27 de agosto de 2004.

Para fazer a inscrição, é necessário acessar o site www.byee.com.br e preencher a ficha de inscrição dos trabalhos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de agosto de 2004.

 

 

Ambiente Brasil