O NEA/SP, dentro do Projeto “Educação para Gestão Ambiental no Estado de São Paulo”, possui atualmente dois sub-projetos em desenvolvimento:
1 – Educação Ambiental para Extratores de Plantas Medicinais no Vale do Ribeira/SP, Alternativa de Subsistência e Conservação Ambiental. Este sub-projeto tem como objetivo geral promover alternativas de subsistência aos moradores do Bairro do Motta, município de Registro/Vale do Ribeira/SP e a conservação da Mata Atlântica, através do manejo sustentado de plantas medicinais. Os objetivos específicos estão orientados no sentido de instrumentalizar os posseiros do Bairro do Motta para que encontrem meios de subsistência compatíveis com a conservação do meio ambiente, e reorientar o agir da população local para uma nova relação com a Mata Atlântica.
2 – Gestão Participativa de Ecoturismo na FLONA de Capão Bonito, tem por objetivo promover a implementação da gestão participativa no processo de desenvolvimento do programa de ecoturismo e utilização dos subprodutos da floresta, na FLONA de Capão Bonito. Além disto, procura-se apoiar a consolidação da organização social das comunidades do interior e entorno da FLONA, com vistas à sua participação efetiva no desenvolvimento das ações voltadas para o ecoturismo na região; promover a criação de instrumento para viabilizar a gestão participativa na implementação do programa de ecoturismo; contribuir no processo de instrumentalização das comunidades, através da difusão de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, visando a participação na gestão e uso dos recursos naturais; apoiar ações de lideranças naturais, identificadas no processo, como agentes multiplicadores.
Os Núcleos de Educação Ambiental localizados em São Paulo e nas Unidades Descentralizadas buscam ainda promover a articulação técnica intersetorial e interinstitucional, visando a participação do IBAMA na elaboração de políticas públicas de Educação Ambiental.
Responsável: Flora Schuch
Telefax: (11) 883-1260
Fonte: Ibama