Núcleos de Educação Ambiental – Rondônia

 

O núcleo de Educação Ambiental de Rondônia, tem por objetivo integrar as ações educativas voltadas para a preservação e conservação do meio ambiente, promovendo e incentivando a prática de Educação Ambiental formal e não-formal, de maneira permanente, gradativa, articulada e interdisciplinar, desenvolvendo processos e ações conscientizadoras, visando a melhoria da qualidade ambiental.

Neste sentido, os projetos desenvolvidos pelo NEA/RO nas comunidades do Estado de Rondônia, reflete a necessidade de trabalhar a educação ambiental a partir de problemas, embasados no concreto da comunidade, pressuposto de que a sociedade necessita de meios para conhecer e interpretar a natureza. Muitos dos projetos contam com o apoio de órgãos estaduais, municipais e interinstitucionais como CIEARO, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Educação e Outros.

Dentre os projetos desenvolvidos, cabe destaque ao projeto ” Cooperação e Integração Técnica para o Desenvolvimento Sustentável na Área de Proteção Ambiental de Cuniã”. A comunidade de Cuniã está localizada à margem esquerda do Rio Madeira, no município de Porto Velho. No final da década de 80, o Governo do Estado de Rondônia, transformou o Cuniã em Área de Proteção Ambiental. Constituída por mais de 60 lagos, a área possui grande riqueza em sua flora e fauna, com um enorme potencial extrativista como o látex, a castanha-do-Brasil, bem como a atividade pesqueira. Pela sua grande extensão, a maioria da população fixou residência em suas margens, donde surgiram os graves problemas ambientais na área, necessitando, por isso, de desenvolver trabalhos de intervenção em nível de educação ambiental, com o intuito de sensiblizar a comunidade, internalizando os conceitos de Educação Ambiental, numa perpectiva de desenvolvimento sustentável.

 

Responsável: Reneide Martins da Silva – Coordenadora do NEA/RO
Fone: (69) 223-3597 – Fax: (69) 224-6511
Fonte: Ibama