Ambiente Ecoturismo

Ubajara - CE

Na cidade cearense de Ubajara está localizado o menor parque nacional do Brasil. O Parque Nacional de Ubajara foi criado em 1959 para proteger amostras de caatinga e floresta tropical no sertão cearense, além de grutas e cavernas.

Envie para um amigo

O lugar leva esse nome em razão da gruta do Ubajara, o maior atrativo turístico do local. A região oferece um clima bastante agradável e muita área verde. Ideal para quem quer um contato mais íntimo com a natureza. Há variedade de trilhas – em meio à fauna e flora ricas – e algumas opções de esportes de montanha. Ubajara é um lugar simples com vários povoados. Uma das principais atrações da cidade é o passeio ao pico do Ipu.

 

História e Cultura

Ubajara é de origem indígena e a tradução que prevalece para o nome é "Senhor da Canoa". Consta que a Gruta de Ubajara é conhecida desde o início do século XVIII, quando os portugueses realizaram expedições na região em busca de minérios, especialmente prata. Este nome teria surgido da lenda de um cacique que, vindo do litoral, teria habitado a gruta por muitos anos. Existem outras traduções para o nome como "Senhor das Flechas" e "Flecheiro Exímio". Algumas pessoas acreditam que a origem da gruta de Ubajara existe em razão das escavações em busca de prata, somado a quase duzentos anos de intempéries. A origem e essência do Parque sempre foram a gruta de Ubajara, motivo de crônicas curiosas de artistas locais.

 

Clima

Ocorrem duas estações distintas comumente chamadas "inverno", a chuvosa, bastante curta e irregular; e "verão", a seca. A estação chuvosa inicia-se em fins do verão e se torna mais importante no outono. O período chuvoso que ocorre entre janeiro a junho. De julho a dezembro é estiagem.

 

 

Vegetação e relevo

A caatinga é a vegetação predominante, mas outras três vegetações são encontradas na região: a Floresta Atlântica, a Floresta Subcaducifólia Amazônica e o Cerrado. A caatinga é constituída basicamente de árvores a arbustos com espinhos, que perdem as folhas na estação seca, de plantas suculentas espinhosas e de plantas herbáceas que desenvolvem-se depois das chuvas.

O relevo da região resulta da combinação de aspectos geológicos estruturais e de processos de erosão atuais e sub atuais. Sua estrutura geológica é bastante complexa, com rochas variadas, que criam paisagens morfológicas diferentes. Nas regiões semi-áridas, o terreno é ondulado. A costa da Ibiapaba constitui uma das mais notáveis feições topográficas do Nordeste brasileiro pela extensão e continuidade da escarpa, que acompanha de perto os limites estaduais.

 

Alimentação

No interior do parque, apenas uma lanchonete. Já na cidade de Ubajara, há mais opções de restaurantes.

 

Hospedagem

O tipos de hospedagens mais comum são pousadas simples.

 

Dicas gerais

Não deixe de utilizar o apoio dos guias da região. É preciso que os motoristas tenham bastante cuidado ao passarem pelas rodovias que cortam a cidade. Há um grande trânsito de pedestres por conta dos povoados.

 

Atrações

Bica do Cafundó: Situa-se dentro do Parque Nacional de Ubajara, distando 2 km do centro da cidade. A opção mais procurada é o passeio ecológico. No final é possível tomar um delicioso banho na Bica, em águas com sabor de montanha. Além disso, o local proporciona aos visitantes um visual invejável.

Bica do Ipu: Uma linda queda d’água. É um dos locais mais privilegiados do Estado e para a prática do rapel.

Cachoeira do Boi Morto: Situa-se a 13 quilômetros do município, é composta por várias cachoeiras.

Gruta de Ubajara: Quem não estiver disposto a andar, há um teleférico, o que reduz o passeio em 2 horas. O diferencial é a bela paisagem natural que pode ser contemplada do alto. O Parque abre diariamente das 8h às 17h e o ingresso custa R$ 3. O teleférico funciona até às 16h. Hoje em dia o Parque é considerado um dos mais organizados do Brasil.

Parque Nacional – Bike: É possível percorrer um trecho de bicicleta, com pista bem desnivelada no interior do Parque Nacional. A opção é indicada aos mais experientes neste esporte.

Trilhas e Cachoeiras no Parque Nacional: Localizado na Chapada de Ibiapaba, o Parque Nacional de Ubajara apresenta uma vegetação exuberante com muitas opções de trilhas, seja pelas cachoeiras ou pelas grutas.

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.