Ambiente Ecoturismo

Ilha de Crôa - AL

Localizada a apenas 40 quilômetros da capital Maceió, na chamada Costa dos Corais, a Ilha da Crôa é, na verdade, uma península que os habitantes locais preferem chamar de ilha.

Envie para um amigo

Pertencente ao município da Barra de Santo Antônio, para chegar na Ilha, é preciso atravessar o rio Santo Antonio Grande de balsa, para quem for de carro, ou em pequenas embarcações que aguardam os visitantes próximos à rodoviária.

Freqüentada basicamente pelos turistas de Maceió, é um lugar que os amantes da natureza não irão se decepcionar. Praias belíssimas, areias brancas, regiões de mangue. Tudo isso numa atmosfera de muita tranqüilidade e hospitalidade.

 

História e Cultura

A região onde encontra-se o município de Barra de Santo Antônio foi habitada por tribos indígenas que tinham no lugar todo o necessário para viverem. Posteriormente os portugueses conquistaram estas terras, ricas para a agricultura e a pesca, e instalaram-se em pequenos núcleos de casas construídas às margens do rio. A meados do século XIX Barra de Santo Antônio foi colonizada pelos holandeses, começando um período de progresso para toda população, expandindo seu núcleo ao longo das duas margens do Rio Santo Antônio Grande. Um dos importantes feitos que condicionou o crescimento da região foi a construção de um estaleiro nas proximidades do rio, utilizado para fabricação de barcos e pequenos navios. A partir de então a cidade dividiu-se em duas partes claramente diferentes, uma mais urbana, à margem direita do rio, e outra mais rural e turística, à margem esquerda.

 

Clima

Tropical, úmido e chuvoso. O período chuvoso ocorre no outono e vai de fevereiro a outubro. Temperatura média anual de 26°C.

 

Vegetação e relevo

Coqueiros típicos de vegetação tropical estão longo de todas as praias da Ilha. Ao sul da praia da Maré Mansa, está a foz do rio Santo Antonio Grande formando a típica vegetação de mangue que ocorrem nessas áreas.

O relevo da cidade é plano. Ao norte, em direção à praia de Carro Quebrado, existem formações de falésias que formam um paredão avermelhado terminando na areia da praia.

 

Atrações

Mirante de Santo Antônio: Vista do rio Santo Antonio Grande e Ilha da Crôa. Situado a 1 quilômetro.

Praia da Barra de Santo Antônio: É uma praia selvagem. Possui coqueiros em praticamente toda sua extensão (6km), areias brancas e águas tranqüilas. Na maré baixa forma piscinas naturais. Localizada ao sul da praia de Carro Quebrado, seu acesso fica bem próximo da vila. Vale a pena conferir.

Praia da Maré Mansa: Uma extensão da praia da Barra de Santo Antonio é a praia que está localizada mais ao sul da península e mais próxima à vila. Repleta de coqueiros, areia fina e branca, suas águas são abrigadas por recifes de corais mar adentro, formando piscinas naturais e inúmeros corredores de currais para pescadores locais.

Praia de Carro Quebrado: Reconhecida como uma das mais belas praias do litoral brasileiro, a praia de Carro Quebrado encontra-se a 8 quilômetros da vila central da Ilha. Jipe, barco ou caminhando pela praia são as opções de acesso ao local (cerca de 3 horas de caminhada pela praia da Barra de Sto Antonio, selvagem e semi-deserta). O cenário é deslumbrante: falésias avermelhadas, água límpida de tom esverdeado formando piscinas naturais na maré baixa. Não existem acomodações, a praia não é habitada, mas podem-se encontrar algumas barraquinhas vendendo água de coco, cerveja e petiscos durante o dia.

Praia de Tabuba: Fica a 4 quilômetros de distância, está localizada na outra margem do rio Sto Antonio Grande. Possui recifes que formam piscinas naturais e pode ser conhecida em passeios de jangada.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.