Ambiente Ecoturismo

Funil - MG

Se há um lugar em crescimento na cotação dos praticantes de esporte de aventura no Brasil, ele é Funil. Distrito da cidade de Rio Preto, em Minas Gerais, o local atrai a cada dia mais pessoas interessadas em fazer trekking, canionismo, off-road, cavalgada e rapel.

Envie para um amigo

Situada a 18 quilômetros de Rio Preto, Funil encontra-se na Zona da Mata Mineira, e pertence à cadeia de montanhas da Serra da Mantiqueira. Em função de sua formação geológica, sobram grutas, cachoeiras e picos.

História e Cultura

Os primeiros habitantes de todo o vale do Rio Preto foram os índios Coroados. A região circunscrita à bacia do rio Preto e proximidades de Paraíba do Sul deveria possuir, em meados do século XVIII, cerca de 1400 índios, sendo, então, atual cidade de Marquês de Valença, estado do Rio, o principal aldeamento.

 

Clima

Geralmente o verão é mais chuvoso e no inverno faz bastante frio. Mesmo assim, independentemente da época, costuma fazer frio.

 

Vegetação e relevo

Formada basicamente por Mata Atlântica, com alguns pontos que variam para o serrado.

Por ser uma região de quartzito, apresenta inúmeras grutas, cachoeiras e picos.

 

Hospedagem

Em Funil há apenas uma pousada

 

Dicas gerais

Ainda em expansão, Funil apresenta baixa infra-estrutura

 

Atrações

Cachoeira da Água Amarela: Lugar apropriado para o rapel, em meio às diversas quedas de água ao longo do trajeto entre a entrada da trilha até a Cachoeira da Água Amarela

Cachoeira da Água Vermelha: Tido como um dos locais mais bonitos da região, em função da cor da água, a cachoeira é procurada por praticantes de trekking e rapel.

Cachoeira do Marciano: Local perfeito para a prática de trekking. A diversidade de trilhas que dá acesso à cachoeira permite aos visitantes escolher o grau de intensidade do trajeto.

As caminhadas podem ser feitas entre duas e oito horas. Em geral, são necessárias três horas para chegar até a cachoeira e mais três para voltar. A queda de água da Cachoeira do Marciano tem cerca de 60 metros.

Cavalgada: Funil é bastante freqüentada por pessoas que buscam cavalgar. A região é propícia para longas caminhadas de cavalo, com direito a galopes por subidas e descidas.

Exploração de caverna: Há uma caverna pouquíssimo freqüentada, conhecida apenas por nativos e que apresenta mais de um quilômetro de extensão.

Off-road: Existem pequenas trilhas sem grandes dificuldades para os interessados em realizar passeios de off-road com veículos 4x4.

 

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.