Caconde – SP

Ainda pouco conhecida, essa cidade, é uma ótima opção para quem quer praticar rafting, trekking, balonismo, escalada, canyoning e outros esportes ligados à natureza. Os festivais de música e as festas regionais, que acontecem quase todo mês, são outros atrativos da cidade.

 

História e Cultura

Em 1766 com a descoberta do ouro a 40 km da atual cidade de Caconde, a região começou a ganhar mais atenção. Acredita-se que lá existiram muitos quilombos e um deles era formado pelos negros Cacunda, daí a origem do nome. Em 1824 foi rezada a primeira missa e fundada a cidade.

 

Clima

A temperatura média anual de Caconde é de 20ºC, agradável o ano todo. Para quem vai praticar o rafting recomenda-se ir no verão, quando os rios estão mais cheios.

 

Vegetação e relevo

A vegetação de Caconde é formada pela Serra da Mantiqueira e pela Mata Atlântica. Espécies como orquídeas e plantas medicinais são muito comuns na região. As árvores que dominam a paisagem são os jequitibás, jacarandás, palmito-jussara e paineira rosa e branca.

Caconde está localizada numa altitude de 860 m, tendo seu ponto culminante a 1.381 m. Sua fisionomia é formada por montanhas, vales, cascatas, rios, lagos e matas.

 

Alimentação

Em Caconde predomina a comida caseira com forte influência do tempero mineiro. É possível também encontrar restaurantes que oferecem pratos feitos.

 

Hospedagem

Em Caconde existem opções de pousadas, hotéis e hotéis-fazenda. Há também a possibilidade de acampar. Na Prainha há um ótimo lugar para o camping, com uma boa infra-estrutura.

 

Dicas gerais

A cidade de Caconde ainda está um pouco deficiente em sinalização. Por isso é recomendável informar-se bem sobre a cidade e suas atrações antes de viajar.

 

Atrações

Atividades noturnas: A vida noturna de Caconde se concentra na Praça da Matriz. Há opções de bares, lanchonetes e até mesmo uma danceteria.

Cachoeira do São João: A apenas quatro quilômetros da cidade essa cachoeira de águas limpas é uma perfeita hidromassagem.

Igreja Matriz: A paróquia reúne três murais do pintor clássico Edmundo Migliaccio. Lá se encontra o verdadeiro espírito religioso da cidade. Possui três telas a óleo em estilo clássico do pintor cacondense Edmundo Migliaccio: Nossa Senhora da Glória, Imaculada Conceição e Jesus Crucificado datadas em 1961.

Morro do Pontal: Esse local é ideal para o trekking. Depois de algum tempo de caminhada chega-se a um mirante, de onde é possível ver toda a Serra da Mantiqueira.

Parque Prainha: A oito quilômetros da cidade e à margem direita da represa, esse local é o preferido pelos turistas para a prática de esportes aquáticos como esqui, canoagem, jet-ski entre outros. O local possui uma área de 60.000 m2 e uma boa infra-estrutura de camping, além de quiosques ao longo da orla da represa, trilhas com trechos diversificados, áreas reservadas para reunião de grupos ou famílias com churrasqueiras, quadra de areia para vôlei, espaço para brinquedos infantis como Casa das Bonecas e Casa do Tarzan, pista de motocross, rampa de embarque e desembarque para lanchas, jet-ski, canoas e amplo estacionamento.

Pedra do Roseto: Essa pedra é o programa ideal para quem gosta de escalar. Feita de granito rosa, é bem servida de fendas, facilitando as vias para os escaladores.

Represa Caconde:

Este lago artificial de 30 km2 é tão grande que chega as proximidades de Poços de Caldas, cidade mineira próxima a Caconde. No local, é possível praticar diversos esportes nauticos, como a canoagem.

Usina Velha: Nesse passeio é possível encontrar as ruínas da antiga usina hidrelétrica. Próximo do local há cascatas, três lagos naturais com praias e piscinas naturais.

http://webventure.estadao.com.br