Potencial Ecoturístico Brasileiro

Potencial Ecoturístico Brasileiro

O Brasil tem uma superfície de 8.511.596,3 Km2. No âmbito dessa extensão continental abrange desde regiões equatoriais ao norte até áreas extratropicais ao sul, diferenciadas climática e geomorfologicamente, com uma extraordinária diversidade ecológica.

Pólos de Ecoturismo

Região Sul

Com uma paisagem originalmente marcada por florestas, mescladas de campos interiores e formações litorâneas, a Região Sul teve sua área bastante modificada pela agricultura intensiva.

Pólos de Ecoturismo

Região Sudeste

Na parte serrana do estado está localizada uma área rica em recursos hídricos e famosa por suas águas: a região de Brotas.

Sem imagem
Pólos de Ecoturismo

Região Centro-Oeste

Região Centro-Oeste apresenta um relevo marcado por planaltos, chapadões e depressões, ocupado por bacias hidrográficas importantes.

Pólos de Ecoturismo

Região Nordeste

Além de uma extensa faixa litorânea, com lindas praias e coqueirais, a Região Nordeste conta com fascinantes formações geológicas, que guardam testemunhos fósseis e inscrições de povos pré-históricos. A região, sozinha, comporta quase 50% dos pólos ecoturísticos mapeados pela Embratur: são 47 ao todo. Formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, é talvez a região brasileira com maiores contrastes de paisagem e riqueza natural.

Sem imagem
Pólos de Ecoturismo

Região Norte

A Região Norte é a maior das regiões brasileiras e abriga a gigantesca Floresta Amazônica.

Sem imagem
Pólos de Ecoturismo

Pólos de Ecoturismo na Região do Brasil

A procura por um turismo onde o grande atrativo é a natureza e a relação do homem com o meio ambiente tem se intensificado cada vez mais. No Brasil, as áreas com grande potencial ecoturístico já foram mapeadas pela Embratur em conjunto com o Instituto de Ecoturismo do Brasil (IEB), e divididas em Pólos de Desenvolvimento de Ecoturismo.