A edição revisada da ISO 9000 é mais fácil de usar e mais pertinente aos negócios. Ela põe o foco no cliente, vindo daí a exigência de se entender suas necessidades e expectativas.
Ao considerar a gestão ambiental no contexto empresarial, percebe-se de imediato que ela pode ter e geralmente tem uma importância muito grande, inclusive estratégica.
Servir de instrumentos de gestão com vistas a obter ou assegurar a economia e o uso racional de matérias-primas e insumos, destacando-se a responsabilidade ambiental da empresa:
A busca permanente da qualidade ambiental é portanto um processo de aprimoramento constante do sistema de gestão ambiental global de acordo com a política ambiental estabelecida pela organização.
A ISO – International Standardization for Organization é uma organização não-governamental sediada em Genebra, fundada em 23 de fevereiro de 1947 com o objetivo de ser o fórum internacional de normalização, para o que atua como entidade harmonizadora das diversas agências nacionais.
Cada vez mais compradores, principalmente importadores, estão exigindo a certificação ambiental, nos moldes da ISO 14.000, ou mesmo certificados ambientais específicos como, por exemplo, para produtos têxteis, madeiras, cereais, frutas, etc
Para o Secretário-Geral da ISO, Alan Bryden “estas Normas representam o estado da arte na prática do gerenciamento ambiental e constituem um elemento de primeira importância para atingir as três dimensões – social, econômica e ambiental – do desenvolvimento sustentável”.