A silvicultura brasileira pode ser considerada uma das mais ricas em todo o planeta, tendo em vista a biodiversidade encontrada, as variações dos fatores edafo-climáticos e a boa adaptação de materiais genéticos introduzidos. Entretanto, todas estas vantagens podem também se manifestar como verdadeiras armadilhas, quando o conjunto destes fatores não são devidamente analisados na tomada de decisão.
Num país de extensões territoriais como as do Brasil, onde a variação climática é muito grande, uma das tarefas mais difíceis é exatamente a escolha do gênero e da espécie a serem cultivados.
Tomando como exemplo o gênero Eucalyptus, tem-se observado uma grande variação de espécies: ao sul predominam espécies de maior tolerância ao frio, como E. dunnii e nitens; já na região leste e centro oeste, a predominância ocorre com o E. grandis, saligna e urophylla, ou híbridos destas espécies.
O sucesso de um empreendimento florestal depende estritamente de um bom planejamento de projeto, levando-se em consideração os fatores acima mencionados.
Fases do projeto:
- Elaboração de mapas
- Elaboração do projeto
Redação Ambiente Brasil