Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Unidades de Conservação

Estação Ecológica e Experimental de Assis

Está localizada no município de Assis, região oeste do Estado de São Paulo, a 13km do centro da cidade, pela estrada vicinal Assis-Lutécia.

Envie para um amigo

Região: Sudeste

Estado: São Paulo

Município: Assis

Bioma: Cerrado

Área: 2.340 ha

Criação: Decreto 35.697 (21/09/1992)

Unidade de Proteção Integral


As florestas, além de fornecerem madeira e outros produtos, protegem os mananciais de abastecimento de água de Assis. Dentro da área protegida pelas florestas, estão as cabeceiras e parte do curso de alguns córregos formadores da Bacia do Cervo, quais sejam: Barro Preto e Palmitalzinho. Nascem, ainda, dentro da floresta os córregos: Pirapitinga, Campestre, Lagoa e do Pavão, sendo que todos esses cursos de água pertencem à 5ª Zona Hidrográfica do Estado - Bacia.


Tem áreas reflorestadas e cerca de 1600 hectares de vegetação natural, que compreende os tipos cerrado e cerradão, que se diferenciam apenas pela densidade e porte da vegetação, sendo este último mais denso, semelhante a uma mata seca.

O cerrado de Assis é muito rico e diversificado, apresentando cerca de 200 espécies de árvores e muitas outras espécies de arbustos e ervas. As árvores mais freqüentemente encontradas são óleo de copaíba, sapuva, canelinha e cinzeiro.
Outras espécies se destacam pelo seu valor econômico como o peito de pombo, angico, sucupira, amarelinho ou vinhático e candeia.

Algumas espécies são muito conhecidas pelas suas propriedades medicinais, como a copaíba e o paratudo e outras pela beleza de suas flores, como é o caso do ipê amarelo, árvore cuja flor é símbolo do Brasil, pelas suas cores verde-amarelas e por florescer na semana da pátria.

As áreas reflorestadas compreendem 2.340 hectares, destes, 1325 hectares são de florestas de pinus, comercializados para construção civil, lenha e resina para a indústria química. O restante é coberto com eucaliptos, que são utilizados basicamente para postes, lenha, carvão, mourões e construção civil.

A fauna apresenta muitas espécies. Atualmente, as mais encontradas são veado-catingueiro, quati, tatu, paca, cotia, tapeti, jacu, sabiá, inhambú, seriema e perdiz.

Na Estação Experimental e Ecológica de Assis têm sido desenvolvidas pesquisas com a criação de animais silvestres que viviam naturalmente na região. Assim pode-se conhecer sua biologia e comportamento. O criadouro científico de animais silvestres ocupa uma área de 20 hectares, cercada com alambrado. Tem vegetação de diversos tipos, onde vivem hoje em estado de semi-liberdade: anta, cateto, capivara, veado-catingueiro, mutum e ema.

As atividades realizadas almejam ao desenvolvimento sustentável, amparado na utilização economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta dos recursos naturais. Na Estação Experimental e Ecológica de Assis, vem sendo desenvolvido um amplo espectro de atividades:

Produção Florestal:
•    madeira, utilizada para serraria, postes, mourões, lenha, carvão, construção civil, etc
•    resina, que transformada fornece o breu e a terebintina usados na indústria química e farmacêutica
•    sementes melhoradas de pinus e sementes de essências nativas
•    mudas de espécies florestais e ornamentais


Pesquisa florestal:
•    Melhoramento genético florestal
•    Manejo de florestas de produção
•    Recuperação de áreas degradadas
•    Manejo de fauna silvestre
•    Ecologia florestal


A unidade tem uma grande infraestrutura com uma área de recreação e lazer, quiosques para churrasco e pique-niques, parque infantil, campos de futebol, quadra de vôlei de areia, lago para natação e pesca esportiva, um centro de visitantes para exposição de filmes, slides e palestras além, de insetário e amostras de produtos florestais e animais empalhados da região. Como interpretação ambiental, tem 5 Trilhas: Cerrado, Criadouro Científico de Animais Silvestres, Essências Nativas, Barro Preto e a Trilha Auto-Guiada do Lago (em implantação). A FREAA (Floresta de Recreação e Educação Ambiental de Assis) funciona de segunda a sexta-feira, com monitores atendendo a escolares e grupos organizados agendados e programação pré-estabelecida pelo professor ou responsável através de ofício.O acesso é feito pela estrada vicinal Assis-Lutécia, a 13 km do centro da cidade.

Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.