Ambiente Unidades de Conservação

Estação Ecológica do Taimã

A Estação Ecológica do Taimã foi criada para preservar o importante ecossistema do Pantanal representado nesta ilha fluvial e propiciar o desenvolvimento de atividades científicas para conservação, em uma área onde se encontra uma das maiores diversidades de fauna do mundo.

Envie para um amigo

Região: Centro-Oeste

Estado: Mato Grosso

Município: Cáceres

Bioma: Pantanal

Área: 11.200 ha

Criação: Decreto 86.061 (1981)

Unidade de Uso Sustentável

A cidade mais próxima à unidade é Cáceres que fica a uma distância de 220 Km da capital. O clima é quente, sendo que a temperatura média máxima é de 34,3° C no mês de setembro, e a média mínima é de 15° C no mês de julho. As chuvas se concentram no verão, com precipitação anual de 1.250 mm. Predominantemente plano, havendo domínio de águas no período das cheias; e nas pequenas elevações há quebra de monotonia da paisagem, existindo ainda depressões que recebem a denominação de "baías".

Apresenta extensos campos graminóides entremeados por manchas mais elevadas de florestas, de porte elevado e pequeno diâmetro, verificando também a presença de matas ciliares no entorno dos rios locais.

A ictiofauna é predominante na Estação, destacando-se o dourado, o pacú, o pintado e o jaú. Verifica-se também a presença de jacarés que estão ameaçados pela caça predatória. Várias espécies ameaçadas de extinção como o cervo do pantanal, onça e a anta, bem como jabutis, cobras e mamíferos de médio porte como o bugio e a capivara podem ser encontrados.

A pesca predatória e atividades turísticas descontroladas são os principais riscos que a unidade enfrenta. O benefício maior com a criação da unidade é o de garantir a reprodução de peixes da região, e assim manter o potencial pesqueiro que favorece comunidades ribeirinhas.

Ibama - www.ibama.gov.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.