Coletar e Reciclar

A Petrobrás vem investindo na melhoria da qualidade de vida, de norte a sul do país, em diversas iniciativas, que reúnem esforço, soluções inovadoras, empenho e dedicação. As unidades da Petrobrás, em todo o País, desenvolvem programas de cloeta seletiva e reciclagem. Muitos destes programas são indispensáveis à melhoria da qualidade de vida em muitas regiões do país.

q

Refinaria de Paulínia – Consciência Ecológica

O programa de reciclagem da Refinaria de Paulínia iniciou nos anos 90, com a limpeza do lixo lixo reciclável. Da área industrial, o programa se estendeu a outros setores da refinaria, por meio de coleta seletiva. Sào coletados, em média, 30 mil quilos de papel por ano, e o número de latas de alumínio enviadas para instituições beneficientes da região chegou a 100 mil por ano durante o período de expansão da Replan.

Em períodos normais, a média é de 40 a 50 mil latas por ano. O programa também recicla lâmpadas fluorescentes, (são prejudiciais ao homem e ao meio ambiente), cartuchos de impressoras e outros materiais. No ano de 2000 a Replan distribuiu um lote de 30 mil cadernos feitos com papel reciclado, destinados a estudantes carentes e entidades comunitárias da região de Paulínia. Estas atitudes são provenientes da maior consciência ecológica e da importância de preservar os recursos naturais, assim refletindo uma mudança de cultura na Replan.

 
Bacia de Campos (E&P – BC) – Reciclar – uma idéia inteligente

Com o programa de coleta seletiva dos resíduos , todo o dinheiro arrecadado com a comercialização dos recicláveis é revertido em cestas báscias de alimento distribuídas pe sedes da Petrobrás – Edise e Edihb. Todo o lixo coletado e reciclado é convertido em recursos para o Projeto Petrovida (patrocinado pelos funcionários da Petrobrás).Somente em um mês foram coletados 66 toneladas de papel reciclável das sedes da Petrobrás. Em todos os andares há recipientes específicos para cada tipo de material a ser recolhido: papel seco, livros e publicações, latas de alumínio, garrafas e copos plásticos, lâmpadas, pilhas, baterias e cartuchos de impressoras. O objetivo deste programa é incentivar a população do edifícios a aderir à coleta seletiva, contribuindo para a redução de lixo e preservação do meio ambiente.

Revista PETROBRÁS Nº 72 19 Julho – Agosto de 2000