Parque Nacional de Superagui

Região:  Sul

Estado: Paraná

Município: Guaraqueçaba

Bioma: Floresta Atlântica e Ecossistemas Costeiros

Área: 21.000 ha

Criação: Decreto 97.688 (25/04/1989)

Unidade de Proteção Integral

Faz parte do Complexo Estuarino Lagunar, integrado por Cananéia, Iguape e Paraná e abrange quase a totalidade da Ilha do Superagüi, Peças, Pinheiro e Pinheirinho.

Apresenta diferentes formações: Costeira arenosa, Floresta Atlântica, Restingas com sua grande variedade de orquídeas, Manguezais e uma extensa praia deserta. É considerado um dos mais importantes Ecossistemas Costeiros do globo terrestre.

A Floresta Atlântica abriga espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-da-cara-preta e o papagaio-de-cara-roxa ou chauá, endêmicos da vertente leste da região. Recebe também espécies migratórias como o maçarico. Outros animais vivem na ilha: jacaré-de-papo-amarelo, macacos sauá, mono-carvoeiros,  pacas, cutias, porco-do-mato, veados e cobras peçonhentas, como a jararaca e a coral. A avifauna é muito rica com espécies de biguá, fragata, garça-branca-grande, tiê-sangue,  tucano, sabiá entre outras espécies marinhas.

Uma das grandes atrações do parque no final da tarde (pôr-do-sol) na Ilha do Pinheiro é a revoada de papagaios-de-cara-roxa, um belo espetáculo da natureza. Eles utilizam a ilha como ponto dormitório.

A vegetação da ilha conta com inúmeras espécies, dentre elas ipês, jacarandás, figueiras, caxetas, orquídeas, guanandis, guapés, palmeiras e jerivá.

O parque, que está situado na região da APA de Guaraqueçaba, tem algumas pousadas. O acesso é feito de barcos, com saídas de Paranaguá e outras ilhas da costa do litoral.

Ibama – www.ibama.gov.br