Amianto ou asbesto, como também é chamado, são nomenclaturas comerciais dadas a um grupo de minerais, que se diferem por sua composição química e cuja estrutura varia de acordo com esta composição. Este grupo se divide em dois tipos diferentes de mineral; o grupo dos anfibólios, compostos por silicato de ferro e o grupo das serpentinas, compostas por silicato hidratado de magnésio, cuja principal variedade é a crisotila. Apresentam-se de formas variadas, que vão desde fibras sedosas e macias (serpentinas) até fibras duras e quebradiças (anfibólios).
A extração de amianto crisotila no Brasil é feita pela SAMA, na Mina de Cana Brava, município de Minaçu-GO e o aproveitamento (beneficiamento) deste minério se dá através de processos subseqüentes de trituração, peneiramento e aspiração, no intuito de se extrair as fibras da rocha e separar as fibras do rejeito. Devido a sua abundância na natureza, às suas propriedades físico-químicas (bom isolante térmico acústico e elétrico, fácil de tecer, alta resistência mecânica e às altas temperaturas, incombustibilidade, durabilidade, flexibilidade, etc.) e principalmente ao seu baixo custo, esta fibra mineral natural tem sido largamente utilizada na indústria desde os primórdios da civilização, inicialmente para reforçar utensílios cerâmicos e também existem relatos do seu uso na fabricação de tecidos.
Como já citado anteriormente, o amianto está presente em abundância na natureza – cerca de 70% da crosta terrestre e lençóis freáticos – e este abastamento pode ser encontrado sob duas formas possuindo diferentes estruturas e diferentes interesses comerciais: sob forma de serpentinas (fibras mais finas) que é conhecido como crisotila ou amianto branco e sob forma de anfibólios (fibra em forma de agulha) conhecidos como amianto marrom, azul e outros; sendo o amianto branco correspondente a mais de 95% de todas as manifestações geológicas no planeta.
ABREA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS EXPOSTOS AO AMIANTO. Amianto ou Asbesto. Disponível em: Acesso em: 02 de Março. 2009. Amianto Crisotila. Folha de Dados. Disponível em: http://www.crisotilabrasil.org.br/site