Manejo Florestal Comunitário

q

O Centro dos Trabalhadores da Amazônia juntamente com a Associação dos Seringueiros de Porto Dias torna pública a busca por parceiros comerciais para a safra de madeira de 2001. O projeto que dá conta com quatro anos de experiência na formação e na condução do Manejo Florestal Comunitário, investiu para esta nova safra em uma nova equipe e em uma reestruturação operacional e gerencial.

Tendo como base os pontos indicados pela Auditoria preliminar de certificação florestal realizada pelo Programa Smart Wood, dentro do âmbito do Sistema FSC e o documento de avaliação e monitoramento social realizado em parceria com o CIFOR. Desta forma, foram introduzidas novas técnicas de envlvimento comunitário, planejamento e gestão participativa, além da rediscussão e definição das práticas de manejo e seu monitoramento.

Com a conclusão do Plano de negócios e a apliação do projeto par amais dez famílias (Apoio Programa do Plano Pró-manejo), o projeto busca ampliar sua escala de produção e definir seu nicho de mercado. A elaboração de uma linha de pequenos objetos, desenvolvida por designer’s nacionais e estrangeiros e a continuidade do processo de certificação florestal, qualificam o projeto como uma das experiências de manejo florestal, mais avançadas, hoje no contexto amazônico.

A previsão de colheita para este ano é de 900 m3 de madeira de 1º qualidade de 18 espécies diferentes, selecionadas dentro de critérios ecológicos, econômicos e operacionais. Com a ampliação do número de famílias envolvidas a expectativa é que para o ano de 2002, sejam produzidos 1900 m3 de madeira em tora já certificados.

Dentro deste contexto é que o projeto procura parceiros que possuam visão estratégica e estejam interessados em estabelecer laços comerciais, que se estreitem com o tempo. Para isto, solicitamos a todos interessados na compra desta madeira, que entrem em contato com antecedência, para obtenção de amiores detalhes a cerca dos volumes disponíveis por espécie, definição de produtos e preços.

O Manejo Florestal Comunitário agradece.

Nívea Marcondes – Coordenador do Projeto Porto Dias

Marcelo Argülles de Souza – Coordenador de Manejo Florestal

Centro dos Trabalhadores da Amazônia – CTA

E-mail: centro@mdnet.com.br

Fone: (0XX68) 223-2727

Fax: (0XX68) 223-3260

Redação Ambiente Brasil