Ambiente Florestal

Manejo Florestal Comunitário

Tendo como base os pontos indicados pela Auditoria preliminar de certificação florestal realizada pelo Programa Smart Wood, dentro do âmbito do Sistema FSC e o documento de avaliação e monitoramento social realizado em parceria com o CIFOR.

Envie para um amigo

 

 

q

O Centro dos Trabalhadores da Amazônia juntamente com a Associação dos Seringueiros de Porto Dias torna pública a busca por parceiros comerciais para a safra de madeira de 2001. O projeto que dá conta com quatro anos de experiência na formação e na condução do Manejo Florestal Comunitário, investiu para esta nova safra em uma nova equipe e em uma reestruturação operacional e gerencial.

Tendo como base os pontos indicados pela Auditoria preliminar de certificação florestal realizada pelo Programa Smart Wood, dentro do âmbito do Sistema FSC e o documento de avaliação e monitoramento social realizado em parceria com o CIFOR. Desta forma, foram introduzidas novas técnicas de envlvimento comunitário, planejamento e gestão participativa, além da rediscussão e definição das práticas de manejo e seu monitoramento.

Com a conclusão do Plano de negócios e a apliação do projeto par amais dez famílias (Apoio Programa do Plano Pró-manejo), o projeto busca ampliar sua escala de produção e definir seu nicho de mercado. A elaboração de uma linha de pequenos objetos, desenvolvida por designer's nacionais e estrangeiros e a continuidade do processo de certificação florestal, qualificam o projeto como uma das experiências de manejo florestal, mais avançadas, hoje no contexto amazônico.

A previsão de colheita para este ano é de 900 m3 de madeira de 1º qualidade de 18 espécies diferentes, selecionadas dentro de critérios ecológicos, econômicos e operacionais. Com a ampliação do número de famílias envolvidas a expectativa é que para o ano de 2002, sejam produzidos 1900 m3 de madeira em tora já certificados.

Dentro deste contexto é que o projeto procura parceiros que possuam visão estratégica e estejam interessados em estabelecer laços comerciais, que se estreitem com o tempo. Para isto, solicitamos a todos interessados na compra desta madeira, que entrem em contato com antecedência, para obtenção de amiores detalhes a cerca dos volumes disponíveis por espécie, definição de produtos e preços.

 

O Manejo Florestal Comunitário agradece.

Nívea Marcondes – Coordenador do Projeto Porto Dias

Marcelo Argülles de Souza – Coordenador de Manejo Florestal

Centro dos Trabalhadores da Amazônia - CTA

E-mail: centro@mdnet.com.br

Fone: (0XX68) 223-2727

Fax: (0XX68) 223-3260

 

Redação Ambiente Brasil



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Florestal Agricultura Agrossilvicultura Agrossilvipastoril Água Alimentação Amanita Amazônia Amostragem Animais silvestres Araucária Área de Preservação Área Protegida Artigo Banco de Sementes Bibliografia Biodiversidade Borracha Bracatinga Brotação Características Carregamento Carvão Castanha-do-brasil Celulose Cerrado Certificação de Produtos Certificação Florestal Certificado Certificado Fitossanitário CFOC Classificação Cobertura Florestal Comércio Conceito Consciência Ecológica Conservação Ambiental Consumo de Madeira Controle Controle Ambiental Copaíba Cortiça Culinária Curiosidades Custos Dados Dano e efeitos ambientais Desbastes Descascamento Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Doenças Dossel Economia Erva - Mate Espaçamentos Espécies Espécies Exóticas Estatística Estradas Estrutura Estrutura Fundiária Eucalipto EXemplos Exploração Extinção Extração Fitossociológico Floresta Tropical Florestal Florestas Fluxograma Fogos Fomento Fragmentação Fungo Geneticamente Modificados Genoma Gestão ambiental Gestão Florestal Governo Herdabilidade Incêndio Indústria Instituições Invasão Biológica Inventário Florestal IPAM Látex Legislação Lista Espécies Localização Lodo de Esgoto Macaco Madeira Manejo Manejo Florestal Mapa Matas Ciliares Material Genético Melhoramento Genético Mercosul Miltiplicação Vegetativa Mogno Monitoramento Nomenclatura Normalização Normas Ambientais Objetivos ONGs Operação Palmito Palmito Juçara Paraná Pasta Patauá Perguntas Permacultura Pinhão Pinus Planejamento ambiental Plantas Plantio PNF Poda Poluição Praga Premissas Preservação Ambiental Prevenção Princípios Privado Produção Produtos Produtos Madereiros Projetos Projetos ambientais Proteção Pública Qualidade da Madeira Queimada Recuperação Ambiental Reflorestamento Segurança Seleção Selos Sementes Seringueira Silvicultura Silvipastoril Sistema Agroflorestais Solos Substrato Sustentabilidade Técnicas Tipos de viveiros Transporte Uso do Solo Usos Vantagens Vegetação Vespa da Madeira Viveiros

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.