Uacari-preto (Cacajao melanocephalus)

 

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Cebidae

Nome científico: Cacajao melanocephalus

Nome vulgar: Uacari-preto

Categoria: Vulnerável

q

Características: Habita as partes mais altas das florestas tropicais, raramente descendo ao chão. Alimenta-se de frutas, sementes, brotos e pequenos vertebrados, como pássaros e lagartos. Tem a face negra, desprovida de pêlos. Coloração preta, com ventre pardo-amarelado, apresenta diversas tonalidades no dorso e parte superior da cauda mais clara. Normalmente ocorre apenas um parto, com um filhote por ano. Todavia faltam pesquisas neste sentido. Já em cativeiro, são exigentes a muitas particularidades ecológicas, para que possam reproduzir, especialmente quanto ao aspecto ambiental e nutricional.

Comprimento: Seu corpo e cabeça têm até 60 cm e a cauda até 15 cm.

Ocorrência Geográfica: Ocorria em florestas situadas nas margens do rio Negro, rio Branco e lado esquerdo da bacia do rio Japurá, sendo o limite setentrional já na Venezuela. Apesar da extensa área geográfica que ocupava, o “uacari preto” sempre foi muito raro. Atualmente habita uma estreita faixa marginal do rio Negro, desde pouco abaixo de sua confluência com rio Branco até Marabitanas.

Categoria/Critério: Classificado como espécie em perigo pela USDI(1980) e apêndice 1 da CITES. Classificado como vulnerável pela IUCN(1976) (gen. Lesson 1840)

Cientista que descreveu: E. Geoffroy, 1812

Fonte: MMA/SINIMA