Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Formicariidae
Nome científico: Formicivora erythronotos
Nome vulgar: Formigueiro-de-cabeça-negra
Categoria: Ameaçada/ Vulnerável
Características: Pela cauda comprida e a vocalização imediatamente reconhecível como uma Fornicívora. Espécie vistosa pelas costas castanhas, cabeça e peito negros, na fêmea marrom-olivácea; flancos brancos. Voz: apelo forte “kiák, kiák; canto “tjük, tjük…” A espécie foi descrita em 1851 por Hartlaub corretamente como uma Formicívora (tipo existente em Hanburgo), procedente “do Brasil”; citado por Burmeister (1856) como ocorrendo perto de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Sclater (1858) transferiu o pássaro para o gênero Myrmotherula.
Comprimento: 10,5 cm.
Ocorrência Geográfica: RJ, na Floresta Atlântica.
Categoria/Critério: Ameaçado – vulnerável. Tamanho populacional reduzido ou em declínio com probabilidade de extinção na natureza em pelo menos 50 por cento em 10 anos ou 3 gerações – Destruição do Hábitat;
Cientista que descreveu: Hartlaub, 1852.
Observações adicionais: Existem poucos exemplares em museus, todos coletados no século passado, não tendo sido mais encontrado desde então. Foi então uma grande surpresa quando o casal de observadores de aves, Fernando e Cacilda Carvalho, observaram a espécie em setembro de 1987 perto de Angra dos Reis, RJ, ao nível do mar, redescoberta divulgada po J. F. Pacheco (1988).
Fonte: MMA/SINIMA