Aves uriço-preto (Chaetomys subspinosus) Foi sugerido que a espécie possa não ser porco-espinho verdadeiro, mas um rato-de-espinho altamente especializado e muito primitivo.
Anfíbios Rato-do-mato (Wilfredomys oenax) A pelagem é longa e macia, sendo que a região dorsal é castanho-amarelada; os lados do corpo são semelhantes à coloração do ventre, que é amarelado.
Mamíferos Rato-do-mato-de-laranjeira (Rhagomys rufescens) Espécie de pequeno porte, endêmica da Floresta Atlântica do Estado do Rio de Janeiro.
Mamíferos Rato-candango (Kunsia tomentosus) Seu grande tamanho corporal, o pequeno número de espécimes coletados até o momento e sua ocorrência em regiões bastante alteradas, como é o caso do sudeste brasileiro, justifica a sua inclusão na lista brasileira oficial de espécies ameaçadas.
Mamíferos Rato-candango (Juscelinomys candango) Recebeu este nome em homenagem ao idealizador da nova capital do Brasil.
Mamíferos Rato-do-mato (Abrawayaomys ruschii) Roedor de pequeno porte. Pelagem composta de espinhos achatados e sulcada misturada com pêlos mais delgados.
Mamíferos Rato-do-mato-ferrugíneo (Phaenomys ferrugineus) Pêlo longo, macio, denso e liso. Orelhas pequenas cobertas com pêlos ruivos.
Mamíferos Cotia (Dasyprocta aguti) De hábitos diurnos, cava galerias nas margens dos rios, no chão da floresta e principalmente nas raízes das árvores.
Mamíferos Paca (Agouti paca) É boa nadadora e gosta da água, que é o local onde ela se refugia quando está em perigo.
Mamíferos Porco-espinho (Coendou prehensilis) Os espinhos são pêlos duros modificados, alcançam até 10 cm e estão presentes na cabeça, pernas e parte anterior da cauda.