Sem imagem
Erosão do solo

Erosão pelo Vento

Os ventos são responsáveis pelo transporte de partículas de terra ou de argila e causam assim a devastação dos solos. Acontece comumente nas regiões de desmatamento para fins da agricultura, investimentos imobiliários, técnicas agrícolas inadequadas e a ocupação desordenada do solo. Nas regiões desérticas é muito comum o transporte da areia e corrosão das rochas.

Sem imagem
Erosão do solo

Erosão pelas Ondas

O embate das águas (fluxo e refluxo) nas margens provoca o desagregamento de material, permanecendo este suspenso sendo depositado posteriormente no fundo dos rios, lagos, mares etc.

Erosão do solo

Erosão do solo

O arraste de partículas constituintes do solo se dá pela ação de fatores naturais como água, vento, ondas que são tipos de erosão, além da própria erosão geológica ou normal que tem por finalidade nivelar a superfície terrestre.

Sem imagem
Erosão do solo

Declividade e Comprimento da Rampa

À medida que ocorre o aumento do comprimento da rampa há maiores chances de acontecer volume de água no mesmo ponto, gerando inclusive maior velocidade de escoamento. Declividade e comprimento de rampa são dois aspectos relacionados com a possibilidade de erosão.

Erosão do solo

Cobertura do Solo

A cobertura do solo, tem um papel relevante no processo de erosão, uma vez que ela pode atenuar os impactos das gotas de chuva, diminuindo a velocidade de escoamento da enxurrada.

Áreas Degradadas

Atividades de Mineração

A intensidade desta degradação depende do volume, do tipo de mineração e dos rejeitos produzidos. A recuperação destes estéreis e rejeitos deve ser considerada como parte do processo de mineração.