O assunto é: fauna

Fauna – Tubarão

Em todo o mundo são conhecidas cerca de 380 espécies (oitenta no Brasil), cujos tamanhos podem variar de 15 cm a 18 m de comprimento, sendo que em torno de trinta espécies já provocaram, comprovadamente, acidentes com o homem.

Pesca Esportiva em Água Salgada

Prejereba – Lobotes surinamensis

Freqüenta as regiões de mar aberto com fundo rochoso, acompanha objetos a deriva e pode ser encontrado nas bocas de rios e manguezais. Peixe carnívoro, se alimenta de pequenos peixes, crustáceos e da fauna acompanhante dos objetos a deriva.

Artigos

A prancha de surf como um produto sustentável

Os tempos mudaram junto com os materiais construtivos. Da madeira de balsa para a espuma de Poliuretano rígido expandido, revestida com resina de poliéster, fibra de vidro e outras substâncias químicas

Pesca Esportiva em Água Salgada

Bijupirá – Rachycentron canadus

Espécie de superfície e meia água; vive em áreas costeiras e no alto mar. Pode ser encontrada ocasionalmente em águas rasas com fundo rochoso ou de recife, assim como em estuários e baías.

Pesca Esportiva em Água Doce

Mandi – Pimelodus spp.

Peixes onívoros, alimentam-se de peixes, invertebrados, frutos/sementes e detritos. Vivem nos remansos das margens dos rios.

Locais de Pesca

Bacia Araguaia-Tocantins

O rio Araguaia, entre Aruanã e Luiz Alves, recebe anualmente cerca de 18.000 pescadores amadores. As principais espécies capturadas pela pesca amadora são pacu-caranha, matrinxã, pirarucu, piau-cabeça-gorda, piau-flamengo, pacu-manteiga, pacu-prata, sardinha, corvina, traíra entre os peixes de escama

Artigo Agropecuário

Quantidades de N liberadas no solo após incorporação de lodo de esgoto

A taxa agronômica de aplicação deste lodo poderá então ser calculada em função da recomendação de adubação nitrogenada para o cultivo de interesse (disponível em tabelas de adubação), considerando-se os teores de N mineral no lodo com sua umidade natural obtidos por análise química e a fração de mineralização de N orgânico (obtida conforme relatado neste trabalho).

Artigo Agropecuário

Desertificação

A Desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e sub-úmido seco.

Pesca Esportiva em Água Doce

Corvina – Plagioscion spp.

Espécies de fundo e meia água, sedentárias, que formam grandes cardumes na porção central de lagos, lagoas e reservatórios.

Pesca Esportiva em Água Salgada

Sargo-de-Dentes – Archosargus probatocephalus

Espécie costeira, vive em águas rasas com fundo de pedras ou corais, por onde nada em pequenos cardumes. Freqüenta as águas salobras dos estuários. Alimenta-se principalmente de crustáceos e moluscos.

Artigos Água Doce

Água e Desenvolvimento: caminhando de mãos dadas

A importância da água não deve ser subestimada. Os problemas ambientais, a pobreza, a fome e as doenças poderiam ser combatidos diretamente e revertidos significativamente se a luta pelo acesso à água fosse considerada um alvo prioritário. Índices de mortalidade materna e infantil cairiam drasticamente.

Programa Antártico Brasileiro

Vinte anos de Programa Antártico Brasileiro

O Programa Antártico Brasileiro promove, de forma interdisciplinar e interinstitucional, pesquisa nas áreas de Ciências da Terra, Ciências da Atmosfera e Ciências da Vida.