Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

Serra do Mar - SP

Jequitibás, canelas, cedros, jatobás, ipês, guapuruvus e multicoloridos manacás-da-serra, são algumas das árvores que caracterizam a riqueza da Mata Atlântica. Os atrativos na serra do mar se resumem em caminhadas pelo interior da floresta, com opções de banhos em piscinas naturais, com águas límpidas.

Envie para um amigo

Além das fontes de água pura, o lugar é o refúgio de uma diversificada fauna, constituída por macacos, antas, capivaras, catetos, jaguatiricas, pacas e onças pintadas. Há também inúmeras espécies de aves. A sinfonia dos tangarás, saíras, pintassilgos, sabiás e companhia, pode ser ouvida nas trilhas.

 

História e Cultura

É desde 1995 que o Núcleo Caraguatatuba (do Parque Estadual da Serra do Mar) vem recebendo recursos financeiros, veículos, equipamentos e outras formas de apoio do Projeto de Preservação da Mata Atlântica. Da área total do Parque, 30% das terras são de domínio do Estado e 70% estão sob ação discriminatória por iniciativa da Procuradoria Geral do Estado(PGE) e Instituto de Terras (ITESP), órgãos subordinados à Secretaria da Justiça ou sub judice em decorrência de ações de desapropriação indireta movidas por pessoas físicas e jurídicas que alegam ser proprietárias das áreas e reivindicam do Estado indenizações com valores altíssimos. No interior do Parque existem 3 aldeias Guarani: Aldeia Boa Vista, em Ubatuba, Rio Silveira em São Sebastião e Rio Branco, em Itanhaém.

 

Clima

Clima tropical úmido, com temperaturas médias de 20ºC.

 

Vegetação e relevo

Coberta por considerável extensão de Mata Atlântica, principalmente nas regiões de topografia mais acidentada.

A Serra do Mar se apresenta como escarpa e também é formada por serras que se elevam de 500 a 1.000 metros sobre o planalto.

 

Alimentação

Na Vila de Picinguaba é possível apreciar pratos da cozinha caiçara. Na praia da Almada há locais onde são servidos frutos do mar.

 

Hospedagem

A recomendação são as pousadas nas cidades na Serra do Mar ou nos acessos, como na estrada Cunha – Parati. Boas pousadas também na Vila de Picinguaba.

 

Dicas gerais

Agende previamente suas visitas com o Núcleo Curucutu pelo telefone (11) 9941-9737. O Núcleo tem seu histórico alicerçado na preservação do Manancial que atende a metrópole paulista.

 

Atrações

Brava da Almada: Chega-se de barco ou trilha, em meio a mata nativa. Praia pouco procurada e boa para o surf.

Represa Santa Margarida: Percurso de 6km. Esta represa localiza-se na Bacia do Rio Mambu.

Trilha do Avião: Tem percurso de 4km. Recebe esse nome porque ali estão os destroços de um monomotor que se chocou com a montanha, há mais de uma década.

Trilha do Caminho do Mar: Uma viagem pela história do Brasil. A atração principal é passar pelos monumentos construídos, em 1922, pelo Presidente Washington Luiz para comemorar o Centenário da Independência. Uma visão panorâmica da Baixada Santista é um dos espetáculos do percurso.

Trilha do Mirante: Percurso de 1,5 km. A trilha apresenta variados cenários e paisagens da região, desta maneira tornando-a mais atrativa do que as outras. A Trilha do Mirante está sendo um projeto piloto para a implantação de novas trilhas e também para o estudo de capacidade de carga. Apresenta bela paisagem e percurso razoavelmente cansativo, justamente por ter em seu trajeto uma grande subida.

Trilha do Rio Embu-Guaçu: Percurso de 6km A maior parte das trilhas se iniciam no mesmo lugar. Os traçados se alteram no decorrer do percurso.

Trilha do Rio Mambu: Percurso de 7km. Esta é uma trilha que apresenta um grande potencial turístico. Há vários atrativos, como a nascente do Rio Embu-Guaçu. A fauna é muito rica. O Rio Mambú e suas cachoeiras são a recompensa para quem chega ao final da trilha.

Trilha Forno de Carvão: Tem percurso de 300m. O Núcleo Curucutu guarda em sua memória a catastrófica exploração vegetal para a produção de carvão, utilizado para subsidiar o déficit energético da década de 40.

Trilha Represa da Ilha: Percurso de 500m. A Represa da Ilha, foi construída a aproximadamente 25 anos, com a finalidade de represar a água da chuva e de uma nascente, fazendo com que, através de um processo hidroelétrico, fosse possível movimentar uma roda d’água para gerar energia.

 

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.