Região: Norte
Estado: Amazonas
Município: São Gabriel da Cachoeira
Bioma: Floresta Amazônica
Área: 220.000 ha
Criação: Decreto 83.550 (06/05/1979)
Unidade de Proteção Integral
Sua beleza é muito diversificada. Seu conjunto de montanhas abriga o ponto culminante do Brasil – o Pico da Neblina, com 3.014 metros de altitude. A segunda maior elevação do país é o Pico 31 de Março, com 2.992 m.
Tem cobertura vegetal de Floresta Amazônica, densa e aberta. Apresenta espécies importantes como Catingas-do-negro, pau-amarelo, casca-doce, itaúba, mandioqueira-azul, o tamaquaré, a quaruba-cedro, o jutaí-pororoca, pupunha (Bactris gasipaes), plantas carnívoras (Drosera montana ), entre outras.
A fauna é rica, tanto em relação aos mamíferos quanto às aves, inclusive espécies ameaçadas de extinção, como o uacari-preto e o galo-da-campina, onça-pintada, preguiça, cachorro-do-mato, gavião-pega-macaco, gavião-de-penacho, tucano-açu, murucututu, mariquita-de-cabeça-pálida.
O parque não dispõe de infraestrutura para visitantes e a cidade mais próxima é São Gabriel da Cachoeira. O acesso é feito por via fluvial ou aérea até São Gabriel da Cachoeira. São 140 km de carro por estrada de terra, dois dias de barco e, de 4 a 5 dias até a trilha.
Ibama – www.ibama.gov.br