Região: Sul
Estado: Paraná
Município: Paranaguá
Bioma: Floresta Atlântica e Ecossistemas Costeiros
Área: 2.241 ha
Criação: Decreto 5454 (21/09/1982)
Unidade de Proteção Integral
Em seus morros e planícies, há trilhas para caminhadas, dando acesso a locais de observação de belas paisagens e de espécies vegetais e animais, possibilitando, ao turista, o encontro com uma realidade deslumbrante, onde a brisa marinha e o cheiro de mato compõem um aroma particular.
O mar também é um dos atrativos. O banho nas águas salgadas permite o relaxamento do corpo.
Tudo isto custa ao turista apenas alguns cuidados básicos: o acampamento em local adequado a atenção para dar destinação correta ao lixo e o respeito à fauna e à flora.
Um recanto assim merece o nosso carinho como a melhor forma de demonstrarmos nosso amor e respeito pela natureza.
Farol das Conchas
A paisagem que identifica a ilha, o Farol das Conchas, situa-se no Morro das Conchas, e foi construído por ordem de D. Pedro II, cumprindo, desde 1872, até nossos dias, seu objetivo de orientar os navegadores que adentram a Baía de Paranaguá.
Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres
A Fortaleza da Barra foi construída em 1767 por ordem do Rei de Portugal, D. José I. Objetivou proteger não apenas o local, mas o país, uma vez que em Paranaguá está um dos principais portos do Brasil.
Em 1850, nesta fortaleza, o “Combate Cormorant” marcou a história de Paranaguá. O vapor de guerra inglês aprisionou três embarcações nacionais em decorrência do tráfico ilícito de escravos, originando a referida batalha.
Gruta das Encantadas
A Gruta das Encantadas está envolta em lendas e histórias fantásticas sobre lindas mulheres que encantavam a todos que delas se aproximavam.
AmbienteBrasil