Região: Sudeste
Estado: Minas Gerais
Município: Uberlândia
Bioma: Cerrado
Área: 400 ha
Criação: 1986
Unidade de Proteção Integral
Em janeiro de 86, foi adquirida, pela UFU, parte da Fazenda Santa Luzia, uma área de aproximadamente 400 hectares, imediatamente transformada em Reserva Ecológica do Panga.
Localizada a 30 Km do centro da cidade, dentro dos limites do município de Uberlândia e às margens da estrada para Campo Florido, a Reserva Ecológica do Panga foi escolhida por ser uma das poucas áreas que possui diversas formas de vegetação natural da região do Triângulo Mineiro em bom estado de preservação. Para estudar melhor essa fauna, o Departamento de Biociências da UFU fez estudos para o levantamento da flora e mapeamento da vegetação, além de estudos em comunidades vegetais nativas, relacionadas com parâmetros ambientais (solo e relevo), como também a de populações animais associadas àquelas comunidades.
Atualmente, na Estação Ecológica do Panga, vêm sendo desenvolvidos diversos projetos de pesquisa, como monografias e teses de mestrado/doutorado, sob a coordenação de pesquisadores do Departamento de Biociências. São desenvolvidas, ainda, na reserva, aulas práticas de campo, com alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia e Agronomia.
O Departamento de Biociências tem mantido, desde 1986, uma coleção de ofídios para fins de pesquisa. O Biotério tem provido dados científicos para pesquisas, fonte segura de veneno ofídico para pesquisas em outros departamentos da universidade, animais para intercâmbio com outras instituições de pesquisa herpetológica e uma referência para outras instituições na região, incluindo o IBAMA, que busca, na coleção, informações e material para campanhas e exposições de caráter informativo.
Ambiente Brasil