Projeto Coco Verde

O Projeto Coco Verde compreende um sistema c√≠clico, organizado em v√°rias etapas. Cada uma delas movimenta um ou mais setores da economia com repercuss√Ķes sociais, ambientais e comerciais. Esta integra√ß√£o acompanha a empresa em cada uma de suas a√ß√Ķes, √© o compromisso de que estamos envolvidos em uma atividade global e √ļnica, onde entendemos que esta atitude √© uma obriga√ß√£o empresarial e que, portanto, faz parte do nosso ciclo comercial e definem nossas premissas b√°sicas, que s√£o: preserva√ß√£o do meio ambiente, prote√ß√£o da natureza e o bem estar social.

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3.1. Estímulo à Produção Agrícola

A populariza√ß√£o da √°gua de coco desencadeou um aumento progressivo de seu consumo, onde o apoio da m√≠dia foi fundamental para disseminar a import√Ęncia e os benef√≠cios que o consumo da √°gua de coco verde proporcionam a nossa sa√ļde. Este crescimento vem estimulando a produ√ß√£o agr√≠cola do coco verde, que com este incentivo busca a moderniza√ß√£o e profissionaliza√ß√£o nos processos de plantio, colheita, distribui√ß√£o e comercializa√ß√£o, para garantir ainda mais o crescimento deste mercado.

A partir deste ponto, a COCO VERDE busca regi√Ķes onde os produtores de coco verde proporcionem qualidade de frutos e prazos de entrega regulares. Feito isso, a empresa d√° inicio ao processo de compra, onde √© realizada uma sele√ß√£o criteriosa dos melhores frutos, na busca cont√≠nua da melhor rela√ß√£o, quantidade de √°gua X fruto. Esta sele√ß√£o repete-se em outros momentos do processo de distribui√ß√£o e de vendas.

3.2. Comercialização

A venda e distribui√ß√£o do coco verde, assim como todas as etapas do Projeto Coco Verde, seguem uma s√©rie de procedimentos para que todos os clientes tenham um atendimento personalizado. Os crit√©rios que a empresa avalia nesta fase s√£o: freq√ľ√™ncia, quantidade, reciprocidade, corre√ß√£o, pontualidade e fidelidade. Com base nestes √≠tens a COCO VERDE tem um term√īmetro de como dever√° ser feita a venda e entrega do produto para cada cliente.

3.3. Equipamentos

Para comercialização da água de coco no varejo foram projetados carrinhos, quiosques e mini-quiosques, serpentina de resfriamento com gelo e demais acessórios que garantem a higiene do processo e a popularização do consumo de água de coco. Estes equipamentos e toda orientação de uso estão disponíveis no site : www.projetococoverde.com.br ou www.cocoverderj.com.br ou pessoalmente na empresa Coco Verde RJ.

Atrav√©s destes equipamentos e do suporte oferecido pela empresa, est√° aberto um universo de oportunidades de neg√≥cios para empreendedores de todos n√≠veis, onde a simplicidade e bons lucros s√£o nossas marcas registradas.  Ganhe R$1,00 por unidade de coco verde vendida.

3.4. Suporte aos Pontos de Venda de √Āgua de Coco

Cada ponto de venda de água de coco necessita de abastecimento e coleta diária. Para os clientes cadastrados, tanto o fornecimento de coco verde, equipamentos e acessórios quanto a coleta do coco sem água, são realizados pela empresa Coco Verde RJ. Através de frota própria, sem nenhum custo adicional, a entrega e a coleta do coco verde é feita com o uso de sacos com capacidade para 10 ou 20 unidades, evitando com isso acidentes, desperdícios e ocupação inadequada de espaços, o que facilita também o manuseio e transporte.

3.5. Coleta de Coco Verde sem √Āgua

A coleta do coco verde sem √°gua √© outra a√ß√£o que demonstra que a COCO VERDE p√Ķem em pr√°tica tudo aquilo em que acredita e entende como sua obriga√ß√£o. Para a COCO VERDE esta atitude √© apenas uma antecipa√ß√£o das futuras determina√ß√Ķes e legisla√ß√Ķes; afinal cada um deve ser respons√°vel pelo lixo gerado pelo seu neg√≥cio. Cabe lembrar que a cidade do Rio de Janeiro tem um consumo di√°rio m√©dio (inverno/ver√£o) de 420 mil cocos. Cada coco gera 1,5 kg de lixo, isso acarreta 630 toneladas que s√£o recolhidos por empresas privadas (em shoppings, etc.) e principalmente pela COMLURB, que, por ser uma empresa de limpeza p√ļblica, tem seus custos pagos pela popula√ß√£o, isto √©, quanto mais lixo produzido, mais custos, conseq√ľentemente, mais impostos. A partir de agora voc√™ j√° sabe, o coco verde deixou de ser lixo !

3.6. Reciclagem do Coco Verde sem √Āgua

O coco verde sem √°gua √© coletado e reciclado nas instala√ß√Ķes do Projeto Coco Verde, onde s√£o desenvolvidos produtos cuja mat√©ria prima √© o coco verde reciclado. N√£o se conhece o limite de produtos poss√≠veis, e atrav√©s de um processo inovador e exclusivo s√£o produzidos, em escala industrial, mais de 100 produtos, entre os quais: vasos, placas e palitos para paisagismo, forragem, substrato, material de decora√ß√£o, placas ac√ļsticas e t√©rmicas, etc. Alguns dos produtos do coco verde reciclado substituem, com in√ļmeras vantagens, todos artefatos produzidos com o xaxim, que em extin√ß√£o, tem sua extra√ß√£o regulamentada por lei. Neste caso, o Projeto Coco Verde contribui com a preserva√ß√£o ambiental e oferece alternativa vantajosa para v√°rios segmentos da agricultura, ind√ļstria e com√©rcio que tem o xaxim como componente principal ou complementar de seus produtos.

3.7. Linha Reyam

A linha Reyam de produtos de coco verde reciclado √© a contribui√ß√£o da COCO VERDE para a preserva√ß√£o da natureza e do meio ambiente. Voltada para o segmento de paisagismo, jardinagem e decora√ß√£o. √Č composta por vasos, placas e palitos de diversos modelos e tamanhos, forragens, substratos. Al√©m de placas para isolamento ac√ļstico e t√©rmico.

3.8. Est√≠mulo ao Consumo de √Āgua de Coco Verde

Com a Campanha “L√≠quido da Vida” o Projeto Coco Verde executa a√ß√Ķes de incentivo, aprimoramento, qualifica√ß√£o para todo o ciclo do coco verde. Desde a produ√ß√£o, a compra, a distribui√ß√£o at√© a conscientiza√ß√£o da sociedade sobre como o coco verde pode melhorar a qualidade de vida e sa√ļde de seus consumidores.

3.9. Ação Social

A COCO VERDE al√©m da preocupa√ß√£o com o meio ambiente tamb√©m investe em a√ß√Ķes sociais. Atualmente, s√£o dois projetos em andamento. O primeiro em parceria com o N√ļcleo 1, cooperativa de ex-presidi√°rios do Rio de Janeiro que auxilia ex-presidi√°rios na sua reintegra√ß√£o a sociedade e ao mercado de trabalho. O segundo, contempla a Escola de Pa√≠s, iniciativa da 1¬™ Vara da Inf√Ęncia e Adolesc√™ncia do Rio de Janeiro. A empresa cede o carrinho, com equipamento e uniforme completos, sem custo para os beneficiados, que a pre√ßo de mercado, valem R$ 1.500,00. Os beneficiados tamb√©m recebem um treinamento, onde s√£o passadas todas as orienta√ß√Ķes necess√°rias para instala√ß√£o e manuten√ß√£o do ponto de venda de √°gua de coco verde. A partir da√≠, a COCO VERDE trata cada um deles como clientes normais, isto √©, vende o coco e os demais produtos (copos e garrafinhas),garantindo um lucro de R$ 1,00 por coco, tornando-os auto-suficientes e respons√°veis pelo seu neg√≥cio.

3.10. Futuro do Projeto Coco Verde

Outros desmembramentos do Projeto Coco Verde est√£o sendo estudados e avaliados. O nosso compromisso ser√° sempre oferecer solu√ß√Ķes que possibilitem acoplar a√ß√Ķes que agreguem valor ao nosso neg√≥cio, mas que de alguma forma possam minimizar os problemas sociais e ambientais, contribuindo para uma vida mais digna e saud√°vel.

Redação Ambiente Brasil