Artigos de Biotecnologia

Embrapa faz enzima inseticida para algodão transgênico

O algodão receberá um gene capaz de produzir uma enzima inseticida que o tornará resistente ao bicudo do algodoeiro. Por causa do inseto, o Brasil saiu da condição de um dos maiores exportadores de algodão para a de maior importador, na década de 80. A pesquisa é conduzida pela agrônoma, especializada em biologia molecular, Roseane Cavalcanti, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo, segundo a pesquisadora, é oferecer aos produtores uma tecnologia que reduza os custos de plantio.

Artigos de Biotecnologia

Biotecnologia Agrícola: Dez Anos de Benefícios e um Futuro Promissor

A biotecnologia agrícola é um conjunto de ferramentas e disciplinas destinadas a modificar os organismos para um objetivo em particular. O propósito pode incluir praticamente tudo, indo da busca de maiores rendimentos na lavoura ao desenvolvimento de uma resistência a certas doenças. Embora existam inúmeros meios de alcançar esses objetivos, o método que tende atualmente a atrair a atenção pública é a modificação genética.

Sem imagem
Artigos

Admirável Brasil Novo

Essa é uma capacidade única do governo atual: acreditar firmemente que seus desejos se transformam em realidade… inclusive com seu IBAMA em interminável greve e com o orçamento mais baixo da história ambiental do País.

Sem imagem
Artigos de Biotecnologia

Soja Convencional x Transgênica

A soja tem a sua origem na Ásia, especificamente na China. É uma planta autógama e apresenta os dois órgãos reprodutores (autofecundação). Por causa dessa definição, a probabilidade de o meio ambiente interferir nos cruzamentos entre as plantas são mínimas (2%), de acordo com os geneticistas.

Artigos de Biotecnologia

Situação Global das Lavouras Transgênicas Comercializadas em 2002 – Parte 2

Com a Índia iniciando o cultivo GM pela primeira vez em 2002, os três países mais populosos da Ásia – China, Índia e Indonésia, com 2,5 bilhões de pessoas –, estão todos agora comercializando produtos GM. Duas das três maiores economias da América Latina – Argentina e México – estão oficialmente plantando lavouras GM, além da África do Sul, no continente africano.