Rondônia – Hidrovias e portos

A rede hidroviária é de fundamental importância para o Estado, pois permite a sua integração com os estados do Amazonas e de Mato Grosso e com a Bolívia. 

Os principais rios navegáveis são: 

Rio Madeira

O rio Madeira é navegável desde sua foz, no rio Amazonas, até a cidade de Porto Velho, num estirão de 1.056 km. No período de cheias, a profundidade é de 8,20 m e no de estiagem reduz-se a 2,80 m. A falta de manutenção e a própria mudança dos canais de navegação muito influenciam a situação de navegabilidade do rio Madeira. 

Rio Mamoré 

O rio Mamoré é navegável desde Porto Grether, na Bolívia, até Guajará-Mirim, num estirão de 1.460 km. De Guajará-Mirim até sua foz, no rio Madeira, a navegação é interrompida pela presença de numerosas cachoeiras. 

Rio Guaporé

O rio Guaporé é navegável por cerca de 1.180 km, desde sua foz no Mamoré até a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, no estado do Mato Grosso. Este rio, juntamente com o trecho navegável do rio Mamoré, forma, em território brasileiro, uma hidrovia de cerca de 1.400 km, em que a navegação, embora incipiente na integração modal, se processa normalmente, possuindo inclusive linhas regulares de navegação, tanto brasileiras quanto bolivianas.

Redação Ambiente Brasil