Ambiente Unidades de Conservação

Estação Ecológica Chauas

A unidade está localizada no município de Iguape, A Estação Ecológica de Chauás já era uma reserva estadual em 1978.

Envie para um amigo

Região: Sudeste

Estado: São Paulo

Município: Iguape

Bioma: Ecossistemas Costeiros

Área: 2.700 ha

Criação: Decreto Estadual n° 26.719 (1987)

Unidade de Proteção Integral

Em fevereiro de 1987, através do Decreto Estadual n° 26.719 tornou-se estação ecológica, e representa uma importante área para a pesquisa da caxeta, uma árvore de madeira leve, utilizada na fabricação de lápis, que cresce nas margens do rio Momuna.

Num cenário de florestas de encostas e matas de planícies flúvio-marinhas e turfeiras, a Estação Ecológica Chauás é banhada pelas águas do rio Covuçu e Momuna, da Bacia do Ribeira de Iguape. Abriga milhares de espécies animais, cerca de 220 espécies de aves, algumas seriamente ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa ou chaua (Amazona brasiliensis), além de outras típicas de brejo da água doce como o bate-bico e o joão-do- brejo. Em seus rios de águas escuras encontram-se o jacaré-de-papo-amarelo e o cágado. Mamíferos como a lontra e a capivara também escolhem as regiões alagadas do parque para viver.

Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.