Energia Solar no Brasil

O potencial do recurso energético solar do Brasil esta disponível em duas publicações: Atlas Solarimétrico do Brasil- Banco de Dados Terrestre, UFPE, 2000 e Atlas de Irradiação Solar do Brasil, LABSOLAR-UFSC & DGE-INPE, 1998. No entanto, as metodologias utilizadas nos altas são diferentes. O primeiro é baseado em informações obtidas por estações terrestres e o segundo usa um modelo baseado em dados de satélite.

O potencial total de energia solar fotovoltaica instalado no Brasil é estimado entre 12 e 15 MWp, 50% dos projetos são referentes a sistemas de telecomunicação e os outros 50% para sistemas de geração de energia em meio rural, entretanto faltam dados específicos sobre a capacidade brasileira.    

O Governo Brasileiro estabeleceu o PRODEEM – Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios em dezembro de 1994. O objetivo do programa é fornecer energia para demandas sociais básicas de comunidades pobres isoladas dos sistemas convencionais de geração. O PRODEEM utiliza sistemas fotovoltaicos para fornecer energia para escolas, clinicas de saúde, sistemas agrícolas de bombeamento de água, etc. A potência total instalada no PRODEEM é em torno de 5 MWp. Sendo 15 MWp o potencial total brasileiro

World Energy Council