Ambiente Educação

Ecologia - Faça você mesmo

Hoje, mesmo ainda existindo correntes da economia utilitarista ou da ecologia imobilista, especialmente nos países em desenvolvimento, a conservação da natureza , através do uso racional e sustentado dos recursos naturais e meio ambiente ,é representado pela ecologia ativa, de soluções, onde o principal elemento é ser humano, tanto como fator de desequilíbrio e conseqüente ajuste, como também de objeto para a manutenção de sua qualidade de vida.

Envie para um amigo

 

 

q

 

A ecologia vem preocupando pensadores e governos há muitos séculos, mas somente, nos últimos anos passou a ser tema de importância coletiva, até mesmo como uma ciência da moda.

momentos de sua evolução poderiam, ser classificados pela preponderância da economia utilitarista , por milênios , onde o radicalismo do lucro exclusivo colocou os homens como instrumento de uso dos recursos ambientais e de si mesmo . Para combater este radicalismo, através da crise, no início da década de 60 iniciaram-se movimentos ecológicos que também se caracterizaram pelo radicalismo, e através da ecologia imobilista da crítica e denúncia, sem propor ou viabilizar soluções.

Hoje, mesmo ainda existindo correntes da economia utilitarista ou da ecologia imobilista, especialmente nos países em desenvolvimento, a conservação da natureza , através do uso racional e sustentado dos recursos naturais e meio ambiente ,é representado pela ecologia ativa, de soluções, onde o principal elemento é ser humano, tanto como fator de desequilíbrio e conseqüente ajuste, como também de objeto para a manutenção de sua qualidade de vida.

Mas, para podermos compreender a verdadeira ecologia, temos que superar nosso desconhecimento sobre o tema, até mesmo em relação aos princípios fundamentais e aceitar a condição básica de que a solução inicia-se em nossa própria pessoa , desde a postura pessoal, até a crítica coletiva consciente.

 

E o que vem a ser ECOLOGIA?

q

Em 1866 , um cientista alemão chamado E. Haeckel utilizou pela primeira vez a palavra ¨ ecologia ¨. Sendo uma palavra originária da Grécia, é fácil entendermos seu significado dividindo-a da seguinte forma:

ECO = Habitat lugar de Vida de um Organismo

LOGIA = Estudo e/ou Ciência

Podemos então dizer de forma simples que a ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o lugar onde eles vivem (habitat), e em conseqüência, as influências que uns causam aos outros.

Com esta definição, fica clara a compreensão que temos a frente um vasto campo de conhecimento, e que na realidade não se compõe de uma ciência isolada, mas está presente em todas as nossas ações e disciplinas de estudo. Pode se limitar aos seus conceitos específicos, mas sua magnitude fica clara nas relações com a física, química, botânica e nosso dia a dia, principalmente com a economia e relações sociais.

Mesmo não sendo especialista em nenhuma área específica, podemos dar nossa parcela de ajuda, especialmente quando nos consideramos "ser vivo" a se relacionar com o resto do universo e nesta equação simples o "eu", ir garantir a importância de "nós", e o universo pode ser visto como a somatória dos nossos "ecossistemas".

A Ecologia deve ser entendida como algo pessoal para o bem coletivo

Não somente os animais e vegetais relacionam-se entre si e o ambiente em que vivem,homem também faz parte desta comunidade.

Infelizmente, ao longo do tempo, o homem provocou mudanças nos diversos ecossistemas, a maior parte das vezes, de uma maneira negativa.

Contudo, devido à sua inteligência e habilidade, possui também capacidade suficiente para solucionar os problemas que ele mesmo criou, gerando soluções, propondo modelos e aplicando estes conceitos.

Sendo assim, a ecologia deve ser entendida como algo pessoal, através de uma verdadeira participação. Cada um de nós pode lutar por ela de uma forma positiva, agindo nos diversos ecossistemas.

 

Mas o que é um ECOSSISTEMA?

Ecossistema é uma comunidade (conjunto) que possui elementos físicos (ar, água, solo, rocha, etc.) e elementos vivos (animais e vegetais, dos grandes até os microscópicos).

Em um ecossistema, os elementos físicos e os elementos vivos estão unidos numa mesma área, coexistindo num processo de dependência. Por exemplo, em uma floresta, a energia do sol permite que os vegetais vivam. Isto é de importância comprovada pelo fato de que os animais herbívoros (que se alimentam exclusivamente de vegetais) morreriam de fome caso não existissem os vegetais.

A natureza é muito interessante. Alguns animais alimentam-se somente de vegetais e outros, alimentam-se de outros animais. Todo este processo forma um ciclo que inicia da terra e retorna a ela.

Podemos então considerar como ecossistema, uma floresta, um lago, um rio, uma casa e seus moradores, uma rua...O UNIVERSO!

Você observou que existem diversos ecossistemas e que a ecologia estuda todos eles. Então se queremos o bem da ecologia, nada melhor do que "DESENVOLVER OS ECOSSISTEMAS", começando pelo seu próprio ecossistema.

 

Ecossistema Indivíduo

q

Uma pessoa é um ecossistema, (até pode ser discutível), mas nela existem elementos vivos e elementos físicos.

E, como indivíduo, precisa ter o seu próprio ecossistema em equilíbrio para sentir-se bem. Podemos escolher diversos caminhos mas devemos primeiro cultivar a saúde mental e física.

Pensamentos negativos e que fazem você sentir mal consigo mesmo não levam a parte alguma. Você já observou pessoas alegres que procuram encarar os problemas da vida como desafios e/ou como processos naturais de amadurecimento?

Elas vivem intensamente e suas ações ou palavras sempre são positivas.

Cultive sua saúde mental. Aceite o fato de que pessoas e situações difíceis são na verdade como "professores" que ensinam você a evoluir cada vez mais. Leia, pesquise, estude, converse, faça parte de sua comunidade e dos acontecimentos. Participe intensamente!

Ao falar em saúde física, o primeiro pensamento que nos vem à cabeça é o exercício do corpo, cujo benefício é indiscutível. Os velhos conselhos de não beber ou fumar e comer em excesso, ainda são muito úteis. Além disso, a visita ao médico e ao dentista certamente poderão evitar inúmeros aborrecimentos.

Previnir é o melhor Remédio

A nossa camada de Ozônio está cada vez mais enfraquecida, expondo-nos a raios solares nocivos. Selecione os horários para tomar banhos de sol. De manhã, até às 10:00 horas,e à tarde, a partir das 15:00 horas, não esquecendo , é claro, de utilizar um protetor solar adequado. Seja cuidadoso com a qualidade de seus alimentos, água e

tudo quanto você precisa para se alimentar, bem como sua higiene e saúde.

Conserve sua Higiene Pessoal

Tome banho todos os dias. Banhos freqüentes ajudam a prevenir doenças da pele, coceiras, caspas, espinhas, etc.

Pessoas doentes, mesmo os bebês, devem tomar banhos todos os dias.

  • Escove os dentes todos os dias, após cada refeição e cada vez que comer doce.
  • Sempre lave as mãos com sabão, quando levantar de manhã, após ter ido ao banheiro e antes de comer.
  • Não cuspa no chão. Quando você tossir ou espirrar, cubra a boca com a mão ou um lenço. Depois lave a mão, troque o lenço e lave-o com freqüência.

 

Planeje sua Família

Se nós pararmos para pensar sobre o aumento da população no mundo todo, vamos ficar preocupados

Os produtos que a natureza criou, como as árvores, animais, água, entre outros, estão sendo explorados com muita rapidez. Precisamos estudar meios de fazer com que a população cresça de uma maneira tal que sempre exista alimento para todos.

Este equilíbrio populacional só pode ser feito através do planejamento familiar, de acordo com sua expectativa e seus recursos.

Mesmo que a humanidade, no futuro, não venha a sofrer de fome ou de doença, sua qualidade de vida continuaria diminuindo devido aos problemas psicológicos provados pela super população e, da mesma forma que o corpo humano convive com suas próprias reações e relações, nós vivemos em ecossistemas próprios, onde nossa menor unidade social talvez seja o: Ecossistema casa.

 

Ecossistema Casa

q

Cuidar do menor habitat (lugar de vida de um organismo ou indivíduo) do ser humano desenvolvido, pode ser um meio de lutar positivamente pela ecologia, transformando o seu ecossistema casa num exemplo de excelente qualidade de vida, ajudando assim, a conservar o meio ambiente.

Práticas simples podem ser adotadas para que isto aconteça:

"Mantenha sua Casa Limpa!"

A limpeza constante do local onde moramos, além de nos proporcionar bem estar físico e psicológico, evita inúmeros aborrecimentos, como o aparecimento de ratos, aranhas, baratas, pó excessivo, doenças, etc.

Não deixe animais domésticos lamberem crianças ou subirem nas camas. Cachorros e gatos podem ser muito bonitinhos, mas nem por isso deixam de transmitir doenças como por exemplo, a toxoplasmose entre outras.

Limpe a casa sempre. Esfregue e lave o chão, paredes e debaixo dos móveis. Tape possíveis buracos e brechas no chão ou parede, onde percevejos, escorpiões ou barbeiros podem se esconder.

Compre Materiais Adequados

Você já ouviu falar de materiais biodegradáveis? Procure utilizá-los, ajudando desta maneira a conservar a natureza. Isto porque os tais produtos biodegradáveis são aqueles que se desdobram em matéria orgânica, não vindo deste modo a poluir rios e solos, assim como acontece com plásticos, ou alguns outros produtos industrializados.

Como exemplo, podemos citar os detergentes: compre sempre aquele que tem em seu rótulo "CONTÉM TENSOATIVO BIODEGRADÁVEL". Existe um produto químico cuja sigla é CFC(CLORO-FLÚOR-CARBONO). Este gás prejudica a camada de Ozônio da atmosfera. Como esta camada trata-se de um filtro que nos proteje de uma excessiva carga de raios solares, vale dizer que o CFC está destruindo nosso escudo de defesa. Procure comprar produtos somente aerosóis que tenham em seu rótulo a inscrição: "Não possui CFC".

Uma atitude simples e pessoal onde você estará ajudando a conservar nossa camada de Ozônio, que além de outros benefícios, impede uma catastrófica super exposição de raios solares em nosso planeta.

Faça Reciclagem

Reciclagem é um termo usado para definir um processo que, se utilizado, permite o reuso de um material que antes poderia ser considerado inútil.

Então, não jogue fora aquilo que você puder reutilizar. Aproveite tudo o que você puder. Acompanhe aquela filosofia de separar corretamente o lixo imprestável daquele que não é tão lixo assim. O papel, por exemplo, mesmo usado, pode ser reciclado numa fábrica especializada, vindo então, a ser colocado à venda para novamente ser utilizado, economizando milhares de árvores. Da mesma forma, latas, plásticos, borrachas, vidro, couros, tecidos e metais.

 

Economize Energia

q

Não é novidade, hoje em dia que, todos os países possuem problemas com o excessivo gasto de energia.

O Brasil possui ainda uma grande vantagem em relação a outros países, devido ao potencial hidrelétrico de seus rios, que com sistemas adequados, podem produzir energia. Contudo, se o Brasil não desenvolver sistemas diferentes para produzir energia, mais e mais hidrelétricas terão que surgir, inundando áreas imensas e causando problemas ao homem e à natureza.

Se cada cidadão procurar fazer a sua economia, não utilizando luz em excesso, nem tampouco utilizando eletrodomésticos sem disciplina, muito será conseguido. Pode parecer um esforço ínfimo, diante das dimensões de um país, mas o importante é a soma desta economia em milhares de casas. Pensar o que irá fazer, antes de abrir a geladeira, para manter aberta a porta o mínimo de tempo, corta pelo meio o gasto de energia. Ligar o aquecedor à gás 10 minutos antes do banho, ao invés de deixá-lo ligado o tempo todo, reduz o gasto de gás em 1/3.

 

Evite poluir sua Casa

Os fumantes que nos desculpem, mas precisam ter consciência de que a fumaça de seus cigarros afeta a saúde dos não fumantes (além de sua própria saúde).

Dentro de casa, se você sentir necessidade de fumar, e outros não fumam, procure fazê-lo ao ar livre, não prejudicando desta maneira as pessoas que convivem com você.

O barulho também é uma forma de poluição, que não age apenas sobre o aparelho auditivo, mas também sobre o coração e os vasos sanguíneos. Podem causar tonturas, redução da visão, excitação anormal do sistema nervoso, alterações do ritmo cardíaco e da pressão arterial.

Quando precisar causar poluição sonora, procure proteger as pessoas que moram com você. Feche as portas, diminua um pouco o volume do aparelho de som ou TV, ou então, use um fone de ouvido. Ah, os vizinhos também ficarão agradecidos...

Não seja Egoísta!!

Mantenha os poços, reservatórios, fontes e chafarizes limpos. Não deixe animais se aproximarem dos lugares fornecedores d'água.

Verifique se o sistema de esgoto de sua casa está adequado. Problemas nesta área, costumam dar muita dor de cabeça, doenças e até epidemias.

Cuide de seus Animais Domésticos

Muitas pessoas possuem animais dentro de casa. Procure tratá-los com carinho e atenção. Leve com freqüência ao veterinário e procure alimentá-los sempre com rações adequadas. Os animais domésticos devem ser tratados como seres amigos e companheiros, onde nosso respeito à natureza se traduz em tratá-los bem.

 

Cuide bem da Área Verde da sua Casa

q

Se você possui espaço em seu terreno, que tal implantar um jardim bem bonito? Projete-o você mesmo, estude sobre cada tipo de vegetal que irá plantar e mãos à obra!

Na primavera o seu jardim ficará florido, as folhas bem verdes e estará proporcionando vida a diversos tipos de animais pequeninos (micro flora e micro fauna). Além de embelezar a sua casa e fortalecer o solo, também estará ornamentando sua rua.

Possuindo área na parte posterior sua casa, não perca a oportunidade de fazer uma pequena horta. Ela certamente lhe trará muitas alegrias, economia e uma alimentação saudável.

Imagine-se levando à mesa hortaliças que você mesmo plantou e colheu com todo carinho e isto tudo da maneira mais natural possível, sem o uso desordenado de herbicidas, agrotóxicos. Legal não!

Tantos outros exemplos poderiam ser enumerados, o limite é sua criatividade, e com certeza você irá procurar, desenvolvendo seu sistema ecológico estável e saudável, um verdadeiro lar, que pode e deve transmitir este espírito ao ecossistema vizinho, a outros lares, ou ao ecossistema rua.

 

Ecossistema Rua

As árvores são públicas e se na sua rua existirem árvores, elas trarão muitos benefícios, como sombreamento, decoração, diminuição da poluição sonora, proteção contra os ventos, ação sobre o bem estar físico e psicológico dos moradores e transeuntes.

Além disso, irá purificar o ar. Sendo assim, se sua rua não possue árvores, peça à Prefeitura de sua cidade para arborizá-la, ou plante você mesmo. Se sua rua possui árvores ajude a cuidar delas. Não permita a depredação delas. Se observar alguém tomando esta atitude, procure explicar todos os benefícios que uma rua bem arborizada pode trazer.

Você pode ajudar na limpeza de sua Rua

Não coloque o lixo de sua casa, muito antes do lixeiro passar. Se o lixo ficar muito tempo na rua, ele pode ser revirado por animais e também servir de foco de atração de insetos.

Se ao caminhar pela calçada, precisar jogar fora algum tipo de lixo, procure alguma lixeira, não jogue na rua. Ao observar algum tipo de problema nas instalações de esgoto na sua rua, não espere outra pessoa chamar a Prefeitura. Faça isso você mesmo.

As águas de esgoto são altamente perigosas já que contém resíduos de matéria fecal, tornam-se imediatamente acessíveis às moscas, à população local e principalmente às crianças que brincam na rua.

Evite poluir sonoramente a sua rua, verificando o bom funcionamento do escapamento de seu Veículo

Se encontrar animais perdidos na sua rua, procure saber se ele tem dono. Se não tiver, você pode chamar a Sociedade protetora dos Animais, ou então a Prefeitura.

Não deixe de observar a época de vacinação da Raiva. Tome cuidado!

As práticas evoluíram do conceito familiar, para o conceito de grupo social ou urbano, então vamos ajudar nosso ecossistema cidade.

 

Ecossistema Cidade

q

Com o progresso industrial, a poluição do ar está aumentando dia a dia, principalmente nos centros urbanos e industriais. Isto não é um problema das indústrias ou ecológico, é uma simples decisão e relação econômica do uso de equipamentos anti-poluentes.

Una-se para que todos não aumentem a poluição sonora, hídrica ou eólica e participem então de sua diminuição.

Cuide da Área Verde de sua Cidade!

Ajude a educar o povo a cuidar dos parques e das praças, participe, dê sua opinião. Quando necessário for a intervenção de uma autoridade, chame a Prefeitura.

Incentive os Colégios a ensinarem Educação Ambiental

Você melhora um país educando o seu povo. Uma educação que passa pelo conhecimento pessoal das coisas, com o ensino informal e chega ao seu auge através do respeito às leis e normas, as condições primordiais urbanas, para que o convívio coletivo não chegue ao extremo dos crimes ou atritos.

As cidades devem ser limpas e arejadas, com boa estrutura viária, atendimento às pessoas e suas necessidades elementares, áreas verdes, parques, lazer, saúde e principalmente uma boa perspectiva de futuro. E as cidades se estruturam em unidades geo-políticas, como o: ecossistema município e estado.

 

Ecossistema Município e Estado

Precisamos cuidar das nossas nascentes de água - se assim o fizermos, estaremos impedindo o aparecimento de diversas doenças, tanto para o ser humano quanto para os animais e plantas, além de que a água doce e potável é um bem cada vez mais raro, e é fundamental nos processos de vida e industriais.

Para que as nascentes de água permaneçam em bom estado, é preciso que não haja lançamento indiscriminado de despejos urbanos e industriais. Que as vegetações próximas aos cursos de água sejam protegidas e ensine-se às pessoas que moram perto das nascentes a não usá-las como lixeira.

A poluição de esgotos, por exemplo, ocorrem sempre que os detritos domésticos, brutos ou parcialmente tratados, são jogados nos rios, lagos ou riachos.

Proteja a Água do seu Município. Ela é Vida!

Você reconhece a água poluída pelo seu forte cheiro e coloração diferente da natural.

Peça a criação de cinturões verdes, a cada lance da cidade, para termos sempre vegetação para proteger nossas águas e ao mesmo tempo alimentá-las.

Precisamos participar, sabendo por exemplo, quais são os maiores problemas ambientais de um estado. Você sabe?

Podemos enumerar os principais problemas e o modo que você deve agir para ajudar a melhorar o meio ambiente do seu estado.

1.Agricultura

A agricultura pode se transformar num problema ambiental se for mal conduzida. Se alguns agricultores utilizarem pesticidas, fungicidas, herbicidas, de uma maneira errada e talvez desnecessária, isto pode causar graves aborrecimentos. Na verdade, pequena quantidade desses produtos acabam com as pragas e ervas daninhas. O restante polui o meio ambiente. Eles podem ficar atuantes no solo e na água durante muitos anos, afetando gerações de seres vivos.

2.Utilização dos Solos

Quando o solo é mal utilizado, é fácil ocorrer a sua poluição e erosão, fazendo com que percamos o bem mais precioso da humanidade.

Técnicas adequadas para sua utilização envolvem um plano de curva de nível, uso correto de produtos químicos, análise da vocação da área (agricultura, pecuária, floresta, etc).

Infelizmente os solos vêm sendo poluídos e destruídos de diversas maneiras: pelo lixo, esgotos domésticos, resíduos industriais, erosão, desmatamento, queimadas...

O lixo é um dos principais poluentes do solo.

A erosão também é um problema muito sério, eliminando um recurso que necessitará milhões de anos para se repor, ou com custo inviável de reposição pelo ser humano.

3.Destruição das Florestas

O desmatamento deixa o solo exposto aos ventos e às chuvas, além de deixá-lo sensível à erosão. Os animais sofrem e perdem seu ecossistema de vida com o desmatamento, onde as aves são as mais atingidas, sem contar os grandes mamíferos.

Em nome do progresso, o homem está destruindo indiscriminadamente imensas florestas, sem pensar nas conseqüências destas ações. As florestas são importantes para manter a qualidade do ar, do solo, da água, a umidade e temperatura do planeta.

Muitas vezes somos obrigados a derrubar árvores para obter papel, móveis, etc. este problema pode ser resolvido de um modo simples: devemos plantar mais árvores do que derrubamos.

A floresta é um recurso natural renovável, economicamente viável, precisa ser manejada de forma sustentada pelo homem.

4.Queimadas

Sempre escutamos no noticiário esta palavra. As queimadas são perigosas, pois podem causar incêndios, destruindo florestas inteiras, empobrecendo o solo, vindo então a diminuir a quantidade de seres vivos e alimentos.

As queimadas são muito utilizadas nos pastos e restos de cultura, geralmente acabam causando sérios problemas devido a falta de cuidado das pessoas; quanto a "incorporação", embora trabalhosa, é segura e rentável.

Pessoas que fumam dentro das florestas ou em áreas de vegetação em época de seca, ou pessoas que fazem acampamentos nesta mesma época, precisam ter muito cuidado para não causar incêndios sem querer.

Você pode ajudar valorizando e ajudando a preservar os Parques e Unidades de Conservação de seu estado, conversando com as pessoas sobre a queimada, o desmatamento e a correta utilização do solo. Não com intuito de deixá-las assustadas, mas para mostrar que se cada pessoa fizer um pouco em favor da natureza, começando pelo ecossistema indivíduo, muita coisa pode mudar...para melhor!

Mas nossa ajuda pode ir muito além, até nosso: Ecossistema País.

 

Ecossistema País

q

Se todos os estados estiverem atuando plenamente na sua política de meio ambiente, com suas populações conscientes de sua participação, com os políticos preocupados em elaborar leis que sejam boas, tanto para o progresso quanto para a ecologia, poderemos ter uma união entre o estado. Com esta aliança forte, teremos um país com o meio ambiente saudável, onde todas as pessoas entenderão o que é Ecologia, e saberão que fazer para ajudá-la.

A preocupação das condições ambientais de um estado precisam ser cuidadas de forma coletiva pelo País, e posteriormente pelas nações. A população de um Estado pode causar conseqüências no Estado vizinho, e este dano não será menor por estar longe de nós. Nossa consciência não deve possuir limites de fronteiras físicas ou geo-políticas. E a união de todos os países melhorar o nosso Ecossistema casa.

 

Ecossistema Terra

Uma ação conjunta de todas as nações, elaborando uma equilibrada distribuição de alimentos, uma utilização consciente dos recursos naturais, um desenvolvimento científico-tecnológico, que não agrida o meio ambiente, fará muito pelo PLANETA.

Podemos viver com moderação, piedade, justiça, todos unidos - povos dos mais diferentes países com um objetivo em comum: melhorar cada vez mais a vida do Planeta Terra!

Melhorar cada vez mais a vida do Planeta Terra!

Os problemas do planeta precisam ser analisados com respeito aos povos e suas peculiaridades, mas com o espírito coletivo. Nações podem ser desenvolvidas e reduzir suas florestas, enquanto outras mantém áreas naturais, desde que o benefício e o custo sejam adequadamente distribuídos.

A pobreza e a fome é uma questão de distribuição, antes de qualquer debate de capacidade de produção, se olharmos a terra como um planeta único.

É preciso conhecimento de escala e tempo da realidade de cada um.

Nossa dimensão em alguns casos é muito pequena para determinados projetos, mas em outros, está muito maior do que as pequenas crises que criamos.

O mar precisa ser integrado e cuidado com os Continentes e o ar, mantendo a integridade de sua redoma de vida em nosso planeta.

Esforços de guerra podem ser substituídos por esforços de desenvolvimento. A morte trocada pela vida. O desespero pela vida.

Garantir a todos os homens, mulheres, animais, plantas, um futuro comum, e a preparação para o Ecossistema final mais próximo que conhecemos: ecossistema universo.

 

Ecossistema Universo

q

NÓS SOMOS O UNIVERSO! Tornando o Planeta Terra saudável, você estará melhorando tudo que existe, o sistema solar, o macrocosmo, o cosmo, o mundo!

Todos nós podemos aprender a consertar os erros do passado, fazendo tudo o estiver ao nosso alcance, mas fazendo mesmo!

Agindo nos diversos ecossistemas, todos podemos não somente saber o que é ECOLOGIA , mas podemos viver junto com ela, aprendendo, participando, ensinando e finalmente ajudando nosso Universo de uma forma positiva e ativa, sabendo consertar o que nos foi dado por DEUS, aplicando o princípio que o mais importante é o "NÓS", e que a terra não é uma herança de nossos país, e sim, um empréstimo de nosso filhos!

 

Um pouco de História

q

Jean J. Rousseau, afirmava que o homem primitivo vivia feliz, em perfeito equilíbrio com a Natureza, pelas técnicas de conservação e práticas conservacionistas, garantindo a saúde do ambiente que o rodeava. As primeiras comunidades, cedo desenvolveram práticas de um bom uso da terra, porém em número muito reduzido. Ex: Hebreus (Bíblia, ano sabático), Fenícios, Incas, Egípcios, alguns povos do Sudeste Asiático. Usos de irrigação, drenagem, terraços, descanso de um ano após uso contínuo de 6 anos, etc...

Algumas crônicas da Idade Média dão conta das primeiras leis de preservação diante da crescente onda de urbanização e problemas de contaminação decorrentes.

1273 - Inglaterra - Lei: Redução do fumo nas cidades.

1306 - Inglaterra - Lei: Executaram o 1º homem por queimar carvão na cidade de Londres.

1600 - Mundo: 500 milhões de pessoas - hoje beiramos os 6 bilhões.

Não careciam de muitos recursos energéticos, nem dispunham de equipamentos capazes de grandes alterações ambientais.

1500 - Navegadores: Europeus, iniciaram suas descobertas, viagens e conquistas, começando então, o início da erosão de solos pela destruição de fauna e flora naturais na América, notadamente no Brasil, África e Austrália.

1660 - Grandes extrações de madeira para combustível, finalidades industriais, fizeram surgir na França, Inglaterra, ações destinadas a conservação de Bosques.

1700 - Século 18: Nos Estados Unidos da América, Tomas Jefferson, lançou as primeiras idéias de conservação do ambiente, manejo ambiental e conservação da vida selvagem.

1838 - N. América: O ensaista e artista George Catlin, lançou as primeiras idéias e proposta de criação de Reserva Indígena e vida natural.

1860 - N. América: George Perkins Marsh, publicou o 1º livro sobre conservação "HOMEM E NATUREZA".

1872 - N. América: O estado da Califórnia, constituiu o parque nacional no vale do Yosemite e o Congresso N. Americano, proclamou a região do Yellowstone em Wyoming como parque nacional, sendo assim a 1ª vez no mundo onde um governo nacional assumia as funções de preservação, proteção e administração de tais áreas.

1924 - URSS: A Rússia estabelecia seu 1º sistema extensivo de grandes reservas naturais chamando-as de "ZAPOVEDNIK".

1933 - EUA: Aldo Leopold escreveu nos EUA o 1º livro sobre conservação e manejo da vida silvestre. Apoiou-se nos estudos realizados na Grã-Bretanha, por Charles Sutherland sobre ecologia animal.

1945 - Após a 2ª Guerra: Alteram-se os processos de conservação ambiental. A explosão populacional exerce uma grande pressão sobre os recursos naturais e a própria terra. Na busca de produção de alimentos próximos às áreas de consumo, começam a usar agrotóxicos, pesticidas, sintéticos de grande eficiência e um cem número mais de práticas, inicialmente com ótimos resultados, pois não só aumentavam a produção de alimentos, como também davam cabo a endemias provocadas por mosquitos e outras pragas. Rapidamente, foram sendo observados alguns efeitos e conseqüências sobre o meio ambiente.

1962 - EUA: Rachel Carson, publicou o livro "Primavera Silenciosa", onde alertava a todos sobre os riscos dos pesticidas sobre o meio ambiente.

1970 - Brasil e Mundo: O problema ambiental passa adquirir dimensão internacional, com permanente inter relacionamento de oceanos, rios, lagos, florestas e o próprio ar, mostrando sintomas de contaminação e em situação de não poderem mais ser controlados sem uma grande cooperação internacional.

q

O Agrotóxico despejado no Rio Ijui, no Rio Grande do Sul, não é mais um problema só Gaúcho, é também um problema Argentino quando sabemos estarem destruindo a flora e fauna do Rio da Prata, além de outros prejuízos causados a região agrícola de Corrientes.

O Mercúrio de garimpo, destrói o alimento do Pantaneiro e Paraguaio, embora tenham sido despejados no Alto Piquiri ou São Lourenço. Os venenos que a indústria joga no Reno, não afetam nunca um só país. Chernobyl, conseguiu atingir até o Brasil, embora ocorresse o problema na URSS. Tantos são os exemplos que seria um desperdício de tempo enumerá-los.

Muitas conferências internacionais têm sido realizadas para tratar do assunto. Nenhuma delas abriu mão da necessidade de tratados e convenções a níveis internacionais governamentais, definindo um poder regulador sobre o ambiente em escala mundial.

As organizações mundiais para a saúde e a organização metereológica mundial, iniciaram programa de controle mundial dos níveis de contaminação. A Unesco, patrocinou um programa científico de grande envergadura, para enfrentar a problemática do "HOMEM e a BIOSFERA". Além de uma conferência internacional sobre problemas ambientais, realizados em Estocolmo em 1972...

Finalmente a Assembléia Geral das Nações Unidas, estabeleceu um programa para o meio ambiente, baseado nas ações sugeridas na conferência de Estocolmo.

Ainda resistem porém, muitos governos em dar recursos e delegar autoridades às organizações internacionais, para que possam diante os problemas ambientais, alcançar soluções e resultados eficientes e globais.

 

CONSERVAR É SABER USAR.

A Energia

A Natureza

A Economia

A Sociedade

A Vida

 

 

Fonte: Engº. Florestal Luciano Pizzatto Engª. Inezita M. Sampaio Engª. Estefânia Denardi Fotos: (Besouros,tamanduá,antúrio): Engº. Florestal Gustavo Gatti (Vista aérea de Brasília): www.engesat.com.br (Planisfério, Brasil): www.nasa.gov (cidade): Govern



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Educação 60's 70's 80's 90's Acre Agenda 21 Agricultura Agronomia Água Alagoas Alimento Amapá Amazonas Ambientais Ambiental Ambiente Anos Aproveitamento de água Aquicultura Área de Preservação Arqueologia Arqueólogo Arquiteto Arquitetura Artigo Árvore Educacional Bahia Bibliografia Bibliotecas Biodiversidade Biologo Bioprocessos Biotecnologia Cadeia alimentar Calendário Capacitação Profissional Cartilha Cartografia Caule Ceará Ciências Ciências do mar Combate a pragas Comemorativas Consciência Consciência Ecológica Conservação Conservação Ambiental Consumidores Consumo Sustentável Cultura Data Datas Dengue Desenvolvimento Sustentável Desordenada Dinheiro Distrito Federal Diversidade Biológica Doenças Dúvidas Eclipse Ecologia Economia Ecosistema Educação Educação Ambiental Engenharia Escola Espírito Santo Estações do Ano Estado Fauna Feriado Festa Junina Financiamento Flor Florestal Florestas Foco do mosquito Fogos Fogueiras Folha Fotografia Frutas Nativas Fruto Geofísica Geografia Geologia Gerenciamento Ambiental Gestão ambiental Glossário Goiás História Impactos Ambientais Incorporação do EA Industrial Inserção de critérios ambientais e sociais Inserção Profissional Instituições Interespecíficos Internacional Intra-específicos Legislação Lei Ambiental Leitura Links Livros Madeira Madeireira Manacial Mato Grosso Meio Ambiente Meio-Ambiente Minas Gerais Núcleos O que é Oceanografia Pantanal Pará Paraíba Paraná Patrimônio Percepção Perguntas Pernambuco Pesca Piauí Políticas Ambientais Praia Prêmio Prêmio Ambiental Preservação Ambiental Preservação do Meio Ambiente Prevenção Profissionais Programa identificado como A3P Projetos Projetos ambientais Proteção Proteção ao meio-ambiente Qualidade Ambiental Qualidade da água Quimica Racismo Raíz Real Reciclagem Recursos Hídricos Recursos Naturais Responsabilidade Ambiental Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Riscos Ambientais Rondônia Roraima Rural Sanitária Santa Catarina São Paulo Satisfação Selos Sementes Sensibilização Sergipe Socio-ambiental Sustentabilidade Tecnologia Tecnólogo Textos Educativos Tocantins Tráfico de animais Tratamento de Efluentes Urbanização Uso Sustentável de Recursos Naturais Zona Costeira

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.