Exemplos Práticos – Conservação do solo

Aspectos da utilização do sistema de cultivo mínimo na implantação de florestas de eucalipto Vera Cruz Florestal (LOUZADA, Paulo T. C.; COSTA, Liovando M., 1995)

A Vera Cruz Florestal, localizada no extremo sul da Bahia, utilizou como experimento o cultivo mínimo em florestas de eucalipto, visando à conservação do solo através de seu revolvimento mínimo e de sua compactação, objetivando o aumento da infiltração de água e melhoria do desenvolvimento do sistema radicular das plantas. Inclui todas as etapas operacionais, iniciando-se com a classificação das áreas para utilização do cultivo mínimo. A limpeza das áreas é localizada nos pontos críticos e o preparo do solo é exclusivamente nas linhas de plantio. O controle do mato foi feito com herbicidas em pré-plantio e nas manutenções. Os efeitos mais marcantes do cultivo mínimo notados foram a infiltração da água e a redução dos custos.

Leucena leucocephala como adubo verde para a cultura de feijão em cerrado(CHAGAS, José Mauro; Kluthcouski, João; AQUINO, Antonio R. L.).

Foram conduzidos dois ensaios, visando avaliar a Leucena leucocephala (Lam.) de Wit. como adubo verde, em um latossolo vermelho-escuro, sob vegetação de cerrado, no município de Goiânia, Goiás. No primeiro ensaio, o adubo verde foi semeado nos espaçamentos de 2, 3, 4 e 5 metros entre fileiras. A análise de crescimento mostrou um aumento na produção de matéria seca/ha e no conteúdo de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio, por amostra, à medida que decrescia o espaçamento. No segundo ensaio, plantou-se o feijão entre fileiras de leucena, após o desbaste dos ramos laterais, deixando-se somente a haste principal, cortada a 1,5m de altura. Os tratamentos consistiam na incorporação, ou não, de leucena, combinada ao nitrogênio (30 kg/ha de N) ou fósforo (120 kg/ha de P2O5) ou nitrogênio + fósforo. Somente a incorporação da leucena no solo resultou uma produção de grãos de feijão equivalente à dos tratamentos que receberam adubação química.

Efeito da adubação verde sobre o rendimento de grãos das culturas de trigo e soja (Fabrício, A. C.; Barbo, C. V. S.; Nakayama, L. H. I., 1995)

Foi conduzido na unidade de execução de pesquisa de âmbito estadual de dourados (upae dourados), num latossolo roxo distrófico, fase campo, experimento visando testar algumas leguminosas como adubação verde. A área experimental foi corrigida com 4 toneladas de calcário dolomítico e 500kg/ha da fórmula 5-30-10. Os tratamentos utilizados foram: milho + mucuna preta, soja + trigo, mucuna preta, guandu, crotolária e lab-lab. Após a incorporação das leguminosas, foram semeadas as culturas de trigo e soja, nas suas respectivas épocas; nos sistemas de cultivo convencional e plantio direto, os rendimentos dos grãos obtidos em três anos, com estas culturas, foram maiores nas parcelas que receberam adubação verde, embora não tenha havido diferenças estatísticas. Entretanto, observou-se um aumento no número de actinomicetos e bactérias no solo com a incorporação de massa seca das leguminosas introduzidas.

Redação Ambiente Brasil