Bacia do Rio Amazonas

Rio Negro e Encontro das Águas

O rio Negro é o principal afluente do Amazonas, que irriga três países da América do Sul e percorre cerca de 1.700km.

Sem imagem
Erosão do solo

Erosão pelas Ondas

O embate das águas (fluxo e refluxo) nas margens provoca o desagregamento de material, permanecendo este suspenso sendo depositado posteriormente no fundo dos rios, lagos, mares etc.

Sem imagem
Artigos Água Doce

Dia do Rio

Os rios são de grande importância para a vida nos mais variados ecossistemas. A vegetação existente nas margens de rios denomina-se de Mata Ciliar (ou Mata de Galeria, ou Floresta Ripária).

Artigos Água Doce

Vida e morte nos rios

Na América do Sul, o processo de extração de ouro utilizando o mercúrio é usado em países como Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana Francesa, Guiana, Equador e Peru desde os anos 80. No Brasil, desde o tempo dos bandeirantes.

Artigos Água Doce

Morte e vida das matas ciliares e do leito do Rio Paraíba do Sul

Atravessando uma das regiões mais urbanizadas e industrializadas do País, o Rio Paraíba do Sul sofre com despejo do esgoto sanitário sem tratamento (apenas cerca de quatro por cento do volume total, estimados 1,0 bilhão de litros/dia) e rejeitos de grandes empresas.

Artigos Água Doce

Navios roubam água dos rios da Amazônia

A hidropirataria também é conhecida dos pesquisadores da Petrobras e de órgãos públicos estaduais do Amazonas. A informação deste novo crime chegou, de maneira não oficial, ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), órgão do governo local. “Uma mobilização até o local seria extremamente dispendiosa e necessitaríamos do auxílio tanto de outros órgãos como da comunidade para coibir essa prática”, reafirmou Ivo Brasil.

Artigos Água Doce

Revitalizar o Chico Antes de Transpor

Ao anunciar a transposição do rio São Francisco o governo reacendeu uma das mais consolidadas polêmicas nacionais. Novamente o debate (ou ausência dele) configura-se de forma polarizada – contra e a favor.

Artigos Água Doce

Aliança dos Grandes Rios

A filosofia desta organização é a de comprar as terras para evitar a sua destruição e assim desenvolveram uma linha de ação diferente de todas as outras ONGs ambientalistas.