Ambiente Mudanças Climáticas

UNFCCC - Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

A Convenção sobre Mudança do Clima estabelece um quadro geral dos esforços intergovernamentais para enfrentar o desafio representado pelas mudanças climáticas.

Envie para um amigo

Ele reconhece que o sistema climático é um recurso compartilhado, cuja estabilidade pode ser afetada por emissões de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa. A Convenção foi ratificada por 192 países.

Nos termos da Convenção, os governos:

         Coletam e compartilham informações sobre as emissões de gases de efeito estufa, as políticas nacionais e melhores práticas

         Lançam estratégias nacionais para lidar com as emissões de gases com efeito de estufa e de adaptação aos impactos esperados, incluindo o fornecimento de apoio financeiro e tecnológico aos países em desenvolvimento.

         Cooperaram na preparação para a adaptação aos impactos das alterações climáticas

A Convenção entrou em vigor em 21 de março de 1994.

 

PAÍSES SIGNATÁRIOS DA CONVENÇÃO

O texto da Convenção foi aprovada em sede das Nações Unidas, Nova Iorque, em 9 de Maio de 1992; foi aberta para assinatura no Rio de Janeiro de 4 a 14 de junho de 1992, e posteriormente, na sede das Nações Unidas, Nova Iorque, a partir de 20 de junho de 1992 a 19 de Junho de 1993. Até essa data, a Convenção havia recebido 166 assinaturas. A Convenção entrou em vigor em 21 de março de 1994. Os Estados que não assinaram a Convenção poderão aderir a ela em qualquer momento.

A lista abaixo contém as últimas informações relativas às datas de assinatura e ratificação recebidas do Secretário-Geral das Nações Unidas, como depositário da Convenção. As datas na coluna intitulada "ratificação" são as da recepção do instrumento de ratificação (R), aceitação (At), aprovação (AP), adesão (Ac) ou sucessão (Su).

A  Lista de Signatários e Ratificação pelas Partes da Convenção, em ordem alfabética a partir de 16 de outubro de 2009, está disponível em http://unfccc.int/files/essential_background/convention/status_of_ratification/application/pdf/unfccc_ratification_20091016.pdf.

http://unfccc.int/essential_background/convention/items/2627.php



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.